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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11363
Tipo: | Dissertação |
Título: | A abordagem mediatizada no uso da coletânea “diversidade dos seres vivos: eu também faço parte!” para estudos sobre biodiversidade e as inter-relações ambientais nos anos iniciais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | The mediated approach in the use of the collection “Diversity of living beings: I’m also part of it!” for studies on biodiversity and environmental interrelations in the early years of elementary school |
Autor(es): | SOBRINHO, OSLEANE PATRICIA GONCALVES PEREIRA |
Primeiro orientador: | ZANON, ANGELA MARIA |
Primeiro membro da banca: | ZANON, ANGELA MARIA |
Segundo membro da banca: | AUTH, MILTON ANTONIO |
Terceiro membro da banca: | VARGAS, ICLEIA ALBUQUERQUE DE |
Quarto membro da banca: | RECENA, MARIA CELINA PIAZZA |
Resumo: | O conhecimento acerca de pesquisas em âmbito educacional revela a preocupação sobre a falta de conexão entre as áreas do conhecimento, bem como entre os aspectos teóricos do currículo e a interpretação da realidade, o que ocasiona um ensino fragmentado e compartimentalizado nas áreas, sob o qual as temáticas ambientais são por vezes tratadas de modo pontual e esporádico. Diante dessa problemática, o presente estudo traz análises relativas ao ensinoaprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental no que concerne à abordagem integrada das disciplinas curriculares e de temáticas voltadas à Educação Ambiental. Buscou-se refletir sobre a prática educativa numa proposta em que o Ensino de Ciências, assim como a Educação Ambiental, tornaram-se parte de um contexto interdisciplinar, nos pressupostos da perspectiva Histórico- Cultural de aprendizagem. Para tanto, são expostas reflexões a partir da elaboração e utilização da coletânea de recursos didáticos intitulada Diversidade dos seres vivos: eu também faço parte!, componente de uma sequência didática referenciada numa Situação de Estudos (AUTH, 2002) e delineada por um processo formativo docente. Mediante a utilização dos materiais supracitados, foram desenvolvidos estudos sobre a temática da diversidade biológica no contexto das inter- relações ambientais envolvendo os biomas do Cerrado e do Pantanal. Estiveram envolvidos na pesquisa profissionais da educação e discentes dos quartos anos da 1ª fase do Ensino Fundamental de uma das escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (MATO GROSSO DO SUL, BRASIL). O processo metodológico utilizado correspondeu à abordagem qualitativa, envolvendo as pesquisas do tipo bibliográfica, documental e empírico quase-experimental, sendo que, nesta última, a coleta dos dados ocorreu por meio de registros audiovisuais dos encontros formativos com os educadores e dos momentos de estudos com os alunos, convergindo com a aplicação de questionários abertos aos profissionais e registros textuais dos alunos no decorrer dos estudos. As análises dos dados foram realizadas com o método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), mediante as técnicas de Análise de Enunciação (MORAES, 1999; BARDIN, 2011) e Análise de Conteúdo Categorial (BARDIN, 2011). No ensejo do trabalho, foram realizados levantamentos teóricos e análises dos livros didáticos, culminando na produção do material organizado sob a forma de história em quadrinhos Diversidade dos seres vivos: eu também faço parte!, finalizado em encontros formativos com os profissionais em referência. Por meio do processo investigativo, constatou-se que a coletânea de recursos didáticos e sua respectiva sequência didática mostraram-se potencialmente adequadas aos estudos propostos, evidenciando processos de elaboração conceitual por parte dos alunos, além de favorecer/propiciar a interdisciplinaridade e a abordagem da Educação Ambiental. Nesse viés, o processo de formação docente também se mostrou coerente, contemplando uma perspectiva participativa. À luz das análises deste trabalho, asseveramos sobre a importância da intencionalidade do fazer pedagógico, perante a escolha dos materiais/recursos apropriados às situações de aprendizagem e às especificidades dos educandos, que exige dos docentes o domínio dos conteúdos e das habilidades a serem trabalhadas em sala de aula. |
Abstract: | Research on educational context reveals concern about the lack of connection between knowledge areas as well as between the theoretical aspects of the curriculum and the interpretation of reality, which leads to a fragmented and compartmentalized teaching in the fields, under which environmental issues are sometimes dealt with in a scarce and sporadic way. Faced with this problem, this study provides analyzes of the teaching/learning process in the early years of elementary school concerning the integrated approach to curriculum subjects and themes focused on environmental education. It sought to reflect on the educational practice of a proposal in which the teaching of both Sciences and Environmental Education became part of an interdisciplinary context according to the assumptions of the historical and cultural perspective of learning. To this end, reflections are exposed from the development and use of the teaching resource entitled Diversidade dos seres vivos: eu também faço parte! (Diversity of living beings: I am also part of it!), an ingredient of a didactic sequence referred to in a Study Situation (AUTH, 2002) and delineated by a teaching training process. By using the above materials, studies were developed on the topic of biological diversity in the context of environmental interrelationships involving the biomes Cerrado and Pantanal. The study involved education professionals and students of the first four years of Elementary School, enrolled in a school run by the Municipal Education Network of Campo Grande (MATO GROSSO DO SUL, BRAZIL). The methodological process used corresponded to the qualitative approach, involving bibliographical, documentary and empirical quasi-experimental research. Data were collected by audiovisual recordings of the formative meetings with educators and study meetings with students, converging with questionnaires open to professionals and textual records of students throughout the research. Data analyzes were performed using the Content Analysis Method (BARDIN, 2011), with the techniques Enunciation Analysis (MORAES, 1999; BARDIN, 2011) and Categorical Content Analysis (BARDIN, 2011). During the work period, theoretical surveys and analysis of the textbooks were conducted, culminating in the production of a material organized in the form of comics (Diversity of living beings: I am also part of it!) finalized in formation meetings with the professionals in question. The investigative process revealed that the collection of teaching resources and accompanying instructional sequence showed to be potentially suitable for the proposed studies, revealing the student´s process of conceptual elaboration, in addition to fostering interdisciplinarity and the approach of environmental education. In addition, the teacher training process was also coherent, contemplating a participatory approach. In the light of analyzes of this work, we assert the importance of intentionality of pedagogical practice, taking into consideration the choice of materials/resources appropriate to the learning situations and the specific needs of students and requiring the teachers to master both content and classroom skills. |
Palavras-chave: | prática educativa educational practice interdisciplinaridade interdisciplinarity educação ambiental environmental education biodiversidade biodiversity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11363 |
Data do documento: | 16-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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