Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11362
Tipo: | Dissertação |
Título: | "Nylon-forte como o aço, delicado como uma teia" - uma WebQuest para o ensino de polímeros em uma abordagem CTS |
Título(s) alternativo(s): | "Nylon-Strong as Steel, Delicate as a Web" - a WebQuest for teaching polymers in a CTS approach |
Autor(es): | Souza, Oribes Pancracio de |
Primeiro orientador: | Recena, Maria Celina Piazza |
Resumo: | Hoje, é cada vez mais comum o uso da internet nas atividades de apoio ao ensino e à aprendizagem, permitindo que as pesquisas escolares possam ser feitas exclusivamente a partir de fontes disponíveis na Web. Contudo, mesmo com o fácil acesso às informações, há o problema da confiabilidade e adequação delas. Transformar essas informações em conhecimento exige estratégias que tornem possível explorar a internet a favor do ensino e da aprendizagem de forma produtiva. Este estudo visa contribuir para um ensino de química com ênfase CTS, usando a internet como fonte de informação para construção do conhecimento, buscando a formação da cidadania e a responsabilidade social relacionada às questões ambientais que envolvem os polímeros. Foi desenvolvido em uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública, organizada no formato de uma Webquest do tipo analítica, tendo como tarefa a elaboração de uma dissertação sobre polímeros. A análise das dissertações, segundo a técnica da “Análise Textual Discursiva”, indicou que os alunos manifestaram preocupações com questões ambientais relacionadas ao uso dos polímeros e foram capazes de propor soluções para essa problemática, evidenciando a efetividade da proposta com abordagem CTS explorando as informações selecionadas na internet. Assim, foi possível explorar aspectos científicos, tecnológicos e sociais relacionados aos polímeros usando os atributos de uma Webquest. |
Abstract: | Today, it is increasingly common to use the internet in the support of teaching and learning activities, allowing the school searches can be made exclusively from sources available on the Web, however, even with the easy access to information, there is the problem of the reliability and adequacy of them. Transform this information into knowledge requires strategies that make it possible to explore the internet for teaching and learning productively. This study aims to contribute to the teaching of chemistry with emphasis CTS, using the internet as an information source for knowledge building, seeking the formation of citizenship and social responsibility related to environmental issues involving polymers. Was developed for a class of third year of high school in a public school, organized in the format of a Webquest the analytical type, in the task of preparing a dissertation on polymers. The analysis of dissertations, using the technique of "Textual Discourse Analysis ", indicated that students expressed concern on environmental issues related to the use of polymers and were able to propose solutions to this problem, showing the effectiveness of the proposed approach with CTS exploiting data Featured on the internet. Thus, it was possible to explore scientific, technological and social aspects related to the polymers using the attributes of a Webquest. |
Palavras-chave: | Abordagem CTS WebQuest Polímeros Exercício da Cidadania |
CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11362 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oribes Pancracio de Souza.pdf | 2,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons