Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11362
Tipo: Dissertação
Título: "Nylon-forte como o aço, delicado como uma teia" - uma WebQuest para o ensino de polímeros em uma abordagem CTS
Título(s) alternativo(s): "Nylon-Strong as Steel, Delicate as a Web" - a WebQuest for teaching polymers in a CTS approach
Autor(es): Souza, Oribes Pancracio de
Primeiro orientador: Recena, Maria Celina Piazza
Resumo: Hoje, é cada vez mais comum o uso da internet nas atividades de apoio ao ensino e à aprendizagem, permitindo que as pesquisas escolares possam ser feitas exclusivamente a partir de fontes disponíveis na Web. Contudo, mesmo com o fácil acesso às informações, há o problema da confiabilidade e adequação delas. Transformar essas informações em conhecimento exige estratégias que tornem possível explorar a internet a favor do ensino e da aprendizagem de forma produtiva. Este estudo visa contribuir para um ensino de química com ênfase CTS, usando a internet como fonte de informação para construção do conhecimento, buscando a formação da cidadania e a responsabilidade social relacionada às questões ambientais que envolvem os polímeros. Foi desenvolvido em uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública, organizada no formato de uma Webquest do tipo analítica, tendo como tarefa a elaboração de uma dissertação sobre polímeros. A análise das dissertações, segundo a técnica da “Análise Textual Discursiva”, indicou que os alunos manifestaram preocupações com questões ambientais relacionadas ao uso dos polímeros e foram capazes de propor soluções para essa problemática, evidenciando a efetividade da proposta com abordagem CTS explorando as informações selecionadas na internet. Assim, foi possível explorar aspectos científicos, tecnológicos e sociais relacionados aos polímeros usando os atributos de uma Webquest.
Abstract: Today, it is increasingly common to use the internet in the support of teaching and learning activities, allowing the school searches can be made exclusively from sources available on the Web, however, even with the easy access to information, there is the problem of the reliability and adequacy of them. Transform this information into knowledge requires strategies that make it possible to explore the internet for teaching and learning productively. This study aims to contribute to the teaching of chemistry with emphasis CTS, using the internet as an information source for knowledge building, seeking the formation of citizenship and social responsibility related to environmental issues involving polymers. Was developed for a class of third year of high school in a public school, organized in the format of a Webquest the analytical type, in the task of preparing a dissertation on polymers. The analysis of dissertations, using the technique of "Textual Discourse Analysis ", indicated that students expressed concern on environmental issues related to the use of polymers and were able to propose solutions to this problem, showing the effectiveness of the proposed approach with CTS exploiting data Featured on the internet. Thus, it was possible to explore scientific, technological and social aspects related to the polymers using the attributes of a Webquest.
Palavras-chave: Abordagem CTS
WebQuest
Polímeros
Exercício da Cidadania
CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11362
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oribes Pancracio de Souza.pdf2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons