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Tipo: Dissertação
Título: Sequências de ensino investigativas associadas às salas virtuais: possibilidades e limites de uma formação continuada de professores de ciências
Título(s) alternativo(s): Investigative teaching sequences associated with virtual classrooms: possibilities and limits of continued training for science teachers
Autor(es): SANTOS, NEILA ANDRADE TOSTES LOPEZ DOS
Primeiro orientador: GOBARA, SHIRLEY TAKECO
Primeiro membro da banca: GOBARA, SHIRLEY TAKECO
Segundo membro da banca: CARVALHO, ANNA MARIA PESSOA DE
Terceiro membro da banca: RECENA, MARIA CELINA PIAZZA
Quarto membro da banca: ERROBIDART, NADIA CRISTINA GUIMARAES
Resumo: A presente pesquisa trata da observação e análise de uma formação continuada para o uso do ambiente Moodle associado a uma proposta de sequência investigativa-SEI oferecida a nove professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental e uma Coordenadora Pedagógica da REME de Campo Grande/MS. A formação realizada discutiu a inserção do Moodle articulado ao ensino investigativo de Ciências e buscou responder a seguinte questão de investigação: “Quais são as possibilidades e os limites de uma formação continuada para provocar mudanças na prática, no sentido da ação investigativa dos professores de 6º ao 9º anos da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, centrada na elaboração de uma sequência de ensino investigativa, articulando os conteúdos de Ciências com as interfaces de comunicação do Moodle?” Essa proposta de formação teve sua origem nas dificuldades dos professores de Ciências para o desenvolvimento de atividades utilizando as tecnologias, identificadas durante as apresentações dos relatos de experiência e nos acompanhamentos pedagógicos realizados nas escolas da Rede Municipal de Ensino – REME pela equipe técnica da Divisão de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação/SEMED. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa com base nos pressupostos da pesquisa-formação e buscou contribuir para a reflexão sobre a prática pedagógica dos professores participantes da pesquisa no uso do ambiente Moodle como meio auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Ao longo desta pesquisa-formação, os professores exploraram esse ambiente a fim de criar uma sala virtual e elaborar uma SEI, segundo uma abordagem construtivista, para ser aplicada em suas respectivas salas de aula. Os dados, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários online, discussões do grupo e atividades no Moodle foram transcritos e analisados, e os instrumentos utilizados permitiram as gravações de áudio e filmagens durante a formação e aplicação das SEI. A pesquisaformação foi desenvolvida ao longo de dez meses (fevereiro a novembro), do ano letivo de 2015 e possibilitaram os seguintes resultados: os professores de Ciências conheciam o Moodle como alunos de cursos à distância, mas não o utilizavam no ensino e aprendizagem de seus alunos. Eles disseram que iniciavam suas aulas de Ciências apresentando os conceitos, sem realizar os levantamentos prévios ou questionamentos. Dos nove participantes, apenas dois concluíram toda a formação, e apenas um deles conseguiu aplicar a sua respectiva SEI. Os limites dessa proposta de formação estão relacionados à necessidade de desenvolver uma SEI de acordo com referencial curricular, com as condições oferecidas pelas escolas, com a previsão de quantitativo de alunos, e a falta de incentivo para os professores participarem de formações dessa natureza. Concluímos que a formação continuada, usando as interfaces do Moodle e as sequências de ensino investigativas (SEI), contribuiu para que os dois professores se apropriassem dos recursos comunicacionais do ambiente, e para que possam utilizá-los na elaboração das salas virtuais, como também para a reflexão sobre as suas práticas pedagógicas durante a aplicação das SEI possibilitando mudanças na forma de ensinar Ciências.
Abstract: This researchdeals with the observation and analysis continued training offered to nine science teachers working with final grades of elementary school and a REME Pedagogical Coordinator of Campo Grande. The training conducted discussed the integration of Moodle into the investigative science education as a way to bring about change in practice towards the investigative action of these teachers. This research sought to answer the research question: “What are the possibilities and limits of a continuing education training to bring about changes in practice towards investigative action of teachers of fifth to eighth grades of the Municipality Education Network of Campo Grande, focused on the development of an investigative teaching sequence articulating the science content with Moodle communication interfaces?” This training proposed originated from science teachers’ difficulties in developing activities using the technologies identified during the presentations of experience reports and pedagogical follow-ups carried out in schools of the Municipality Education Network - REME by the technical team of the Education Technology Division of the Municipality Education Secretariat/SEMED. The research presents it was developed by an qualitative approach based on the assumptions of the research-training, and sought to contribute to the reflection on the pedagogical practice of teachers survey participants regarding the use of Moodle. Throughout this research-training, teachers have explored this environment in order to create a virtual room and draw up a SEI (investigative teaching sequence), according to a constructivist approach to be applied in their respective classes of schools. Data were collected through semi-structured interviews, online questionnaires, group discussions and activities in Moodle were transcribed and analyzed, and the instruments used allowed the audio recordings and footage during the formation and implementation of SEI. The research-training was developed over ten months (February to November), the school year of 2015 and allowed the following results: the science teachers knew Moodle as students of distance learning courses, but not used in teaching and learning their students and their classes initiated by concepts without prior or questions surveys. They said they initiated their science classes presenting the concepts, without performing the previous surveys or questions. Of the 9 nine participants, only two completed all stages of formation, but only one was able to apply their respective SEI.The limits of this training proposal are related to the need to develop an SEI according to curricular framework, the conditions offered by the schools, the forecast quantity of students, lack of incentive for teachers to participate in such training. We concluded that continuing education using the interfaces of Moodle and the sequences of investigative teaching (SEI) contributed to the two teachers to take ownership of environmental communication resources to use them in the preparation of virtual rooms, as well as reflect on their pedagogical practices for the implementation of SEI enabling changes in the way of teaching science.
Palavras-chave: formação continuada
continued training
sequência de ensino investigativa
investigative teaching sequence
sei
know
moodle
moodle
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11361
Data do documento: 15-Set-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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