Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11360
Tipo: Dissertação
Título: Vídeos de experimentos demonstrativo-investigativos: um estudo de signos produzidos por alunos de ensino médio sobre o tema combustão
Título(s) alternativo(s): Videos of demonstrative-investigative experiments: a study of signs produced by high school students on the topic of combustion
Autor(es): LIRA, MILTON BASTO
Primeiro orientador: RECENA, MARIA CELINA PIAZZA
Resumo: Com base na teoria semiótica proposta por Charles Sanders Peirce (1839-1914) realizamos um estudo que verificou se a utilização de vídeos de experimentos demonstrativo-investigativos contribuiu para o aprimoramento de significados, no estudo do assunto combustão, por alunos do Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de Campo Grande MS. Descrevemos as etapas de elaboração e filmagem de experimentos demonstrativo-investigativos e posteriormente suas utilizações e avaliações em uma sequência didática. Aplicamos um estudo piloto, um questionário prévio e um estudo principal. Para tanto, 59 alunos que cursavam o segundo e terceiro anos do Ensino Médio participaram da pesquisa e tiverem suas falas transcritas e suas escritas analisadas. Para avaliarmos os processos de significação e ressignificação desses estudantes, utilizamos classes semióticas que tornaram possíveis as categorizações de domínios de habilidades cognitivas e conceitos científicos manifestos. As análises dos argumentos indicaram que a sequência didática pode contribuir para que o professor consiga ter uma noção das concepções prévias (conceitos científicos) e de suas potencialidades cognitivas (habilidades cognitivas) que os alunos apresentam como também, obtivemos a constatação que o material pode promover a aquisição de signos pelos estudantes, sobre o tema combustão. Entre outras conclusões, acreditamos que o material didático correspondeu as nossas expectativas e o indicamos como uma ferramenta didática com grande potencial para promover uma prática investigativa.
Abstract: Based on the semiotic theory proposed by Charles Sanders Peirce (1839-1914) conducted a study that found the use of experimental videos demonstrative investigative contributed to the improvement of meanings, in the study of the subject combustion for high school students from a state school in the city of Campo Grande - MS. We described the stages of elaboration and filming of experiments demonstrative-investigative and subsequently their uses and evaluations in a didactic sequence. We apply a pilot study, a questionnaire prior and a principal study. Therefore, 59 students who attended the second and third years of high school participated in the research and have their speech transcribed and their writings analyzed. To measure the processes of signification and reframing of these students, we used semiotic classes that make possible the categorization of mastery of cognitive and scientific concepts manifest. The analysis of the arguments indicated that the didactic sequence may contribute to the teacher can get a sense of preconceptions (scientific concepts) and their cognitive capabilities (cognitive ability) that students have, as well, we got the confirmation that the material can promote the acquisition of signs by the students about the combustion topic. Among other conclusions, we believe that the didactic material matched our expectations and we indicated that as a didactic tool with great potential to further a research practice.
Palavras-chave: semiótica
semiotics
combustão
combustion
vídeos de experimentos
experiment videos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11360
Data do documento: 30-Ago-2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MILTON BASTO LIRA.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons