Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11355
Tipo: | Dissertação |
Título: | Vivências na natureza, produção e contação de estórias das aves do pantanal: estratégia pedagógica para o ensino de ciências e educação ambiental |
Título(s) alternativo(s): | Experiences in nature, production and storytelling of Pantanal birds: pedagogical strategy for teaching science and environmental education |
Autor(es): | NOGUEIRA, MAYRA LOPES |
Primeiro orientador: | VARGAS, ICLEIA ALBUQUERQUE DE |
Primeiro membro da banca: | VARGAS, ICLEIA ALBUQUERQUE DE |
Segundo membro da banca: | RECENA, MARIA CELINA PIAZZA |
Terceiro membro da banca: | SOUZA, PAULO ROBSON DE |
Quarto membro da banca: | MORALES, ANGELICA GOIS |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou investigar as contribuições para a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Rural Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres e extensões (LAMPC), e Escola Jatobazinho - escolas pantaneiras do município de Corumbá, MS -, proporcionadas por atividades de vivências na natureza, produção e contação de histórias inéditas sobre aves pantaneiras, no âmbito do ensino de ciências naturais e educação ambiental. As atividades foram desenvolvidas com trinta e seis alunos das séries iniciais e finais do ensino fundamental, da Escola LAMPC, e cinquenta e três alunos das séries iniciais do ensino fundamental, da Escola Jatobazinho, e foram analisadas de forma qualitativa. Um diálogo informal com os alunos deu inicio aos procedimentos metodológicos, a partir do qual, foi levantado o nível de conhecimento e aprendizagem dos grupos antes das intervenções propostas, baseando-se nos referenciais teórico-metodológicos de Paulo Freire e de Jerome Bruner. As vivências na natureza consistiram em saídas a campo no entorno das unidades escolares para a realização de trilhas e observação de aves. A partir dos momentos dialógicos voltados para a contextualização e problematização da realidade socioambiental local e das experiências vivenciadas nas atividades de trilhas interpretativas e/com observação de aves, foram elaboradas e contadas histórias inéditas, originais e criadas pelos alunos sobre algumas espécies de aves do Pantanal, sendo este o instrumento avaliador de todas as demais ações do projeto. A pesquisa resultou no conhecimento da biodiversidade da região habitada pelos educandos, conduzindo-os à melhor compreensão sobre as interações que a compõem. Contribuiu também para a valorização socioambiental no Pantanal ao favorecer o desenvolvimento de ações e valores da educação ambiental e aprimorar a aprendizagem quanto ao ensino de ciências naturais. |
Abstract: | The present research aimed to investigate the contributions to the learning of elementary school students from Escola Municipal Rural Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres and its extensions (LAMPC), and Escola Jatobazinho – Pantanal schools in the municipality of Corumbá, MS – provided by activities involving experiences in nature, the production, and storytelling of original stories about Pantanal birds, within the scope of natural science teaching and environmental education. The activities were carried out with thirty-six students from the early and final years of elementary school at Escola LAMPC and fifty-three students from the early years of elementary school at Escola Jatobazinho, and they were analyzed qualitatively. An informal dialogue with the students initiated the methodological procedures, from which the level of knowledge and learning of the groups before the proposed interventions was assessed, based on the theoretical-methodological references of Paulo Freire and Jerome Bruner. The experiences in nature consisted of field trips around the school units for trails and birdwatching. From the dialogical moments focused on contextualizing and problematizing the local socio-environmental reality and the experiences gained from interpretative trail activities with birdwatching, original and unpublished stories were created and told by the students about some species of Pantanal birds, serving as the evaluative instrument for all other project actions. The research led to a greater understanding of the biodiversity in the students’ inhabited region, guiding them to a better comprehension of the interactions within it. It also contributed to the socio-environmental appreciation of the Pantanal by fostering the development of environmental education actions and values and enhancing learning in natural science education. |
Palavras-chave: | ensino fundamental elementary education sensibilidade ambiental environmental sensitivity avifauna birdlife |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11355 |
Data do documento: | 9-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAYRA LOPES NOGUEIRA.pdf | 4,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons