Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLORENZONI, MARISA BORGES-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:16:28Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2014-03-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11353-
dc.description.abstractThrough a contextualized didactic sequence on the theme " Burned ", considered a context of regional scenario, it worked the basic concepts covered in the Thermochemistry teaching using a problem based investigative approach. The didactic sequence was structured and organized according to the three pedagogical moments proposed by Delizoicov and Angotti (1994 ), presenting contextualized texts and experiments that portrayed the observed phenomena in our daily life and who were related to the theme and concepts used in Thermochemistry teaching, which, through research, promoted the use of argumentation in the classroom. Consistently with the qualitative approach used in this study, data were analyzed by the technique of Discourse Textual Analysis to introduce the acquisition of scientific knowledge and to analyze concepts related to social issues involved in order to verify the contributions and limitations of the methodology. Considering the analysis of the results it was realized that the work contributed to the students of the second year of high school in a public school of this city so that they could build knowledge about the concepts covered in the Thermochemistry study as well match these concepts to the context of Burned. It is believed that the didactic material is a teaching tool that provided the insertion of scientific knowledge in the context of students' lives .pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectconceitos de termoquímicapt_BR
dc.subjectconcepts of thermochemistrypt_BR
dc.subjectqueimadaspt_BR
dc.subjectfirespt_BR
dc.subjectexperimentos investigativospt_BR
dc.subjectinvestigative experimentspt_BR
dc.titleContextualização do ensino de termoquímica por meio de uma sequência didática baseada no cenário regional "queimadas" com a utilização de experimentos investigativospt_BR
dc.title.alternativeContextualization of thermochemistry teaching through a didactic sequence based on the regional "burning" scenario using investigative experimentspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1RECENA, MARIA CELINA PIAZZA-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0162820909868247pt_BR
dc.contributor.referee1RECENA, MARIA CELINA PIAZZA-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0162820909868247pt_BR
dc.contributor.referee2PIRES, DARIO XAVIER-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8952227827337083pt_BR
dc.contributor.referee3SIQUEIRA, ONOFRE SALGADO-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0741819287279548pt_BR
dc.contributor.referee4FERREIRA, LUIZ HENRIQUE-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4819009378941531pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0729912059979863pt_BR
dc.description.resumoPor meio de uma sequência didática contextualizada no tema Queimadas, considerado um contexto de cenário regional, trabalhou-se os conceitos básicos tratados no ensino da Termoquímica utilizando uma abordagem investigativa problematizadora. A sequência didática foi estruturada e organizada segundo os três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov e Angotti (1994), apresentando textos contextualizados e experimentos que retrataram fenômenos observados no cotidiano e que estavam relacionados ao tema e aos conceitos trabalhados no ensino da Termoquímica, que, por meio da investigação, promoveram o uso da argumentação em sala de aula. Coerentemente com a abordagem qualitativa empregada neste trabalho, os dados foram analisados pela técnica da Análise Textual Discursiva para delinear a aquisição de conhecimentos científicos e para analisar as concepções relativas às questões sociais envolvidas, a fim de verificar as contribuições e limitações da metodologia. Considerando a análise dos resultados percebeu-se que o trabalho contribuiu para que os alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública desta cidade construíssem conhecimento sobre os conceitos abordados no estudo da Termoquímica como também relacionassem esses conceitos com o contexto das Queimadas. Acredita-se que o material didático foi uma ferramenta didática que proporcionou a inserção do conhecimento científico no contexto de vida dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARISA BORGES LORENZONI.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons