Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11351
Tipo: Dissertação
Título: Morcegos e educação ambiental: possibilidades de ensino dialógico/problematizador e a construção de uma nova percepção
Título(s) alternativo(s): Bats and environmental education: possibilities for dialogic/problematizing teaching and the construction of a new perception
Autor(es): VIEIRA, MARIA RITA MENDONCA
Primeiro orientador: ZANON, ANGELA MARIA
Primeiro membro da banca: ZANON, ANGELA MARIA
Segundo membro da banca: MACHADO, VERA DE MATTOS
Terceiro membro da banca: GRACIOLLI, GUSTAVO
Quarto membro da banca: SOUZA, PAULO ROBSON DE
Resumo: A carência de conhecimentos gera dificuldades nas relações entre homem e o ambiente, e aponta demandas de ações educativas que visem à formação de cidadãos conscientes sobre as necessidades de respeitar animais (como os morcegos), os ambientes e a biodiversidade. O presente estudo teve como objetivo verificar a percepção sobre morcegos de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Rio Verde de Mato Grosso-MS e estimular mudanças na percepção por meio de atividades educativas, a fim de promover a construção de novos conhecimentos e a sensibilização sobre a necessidade de conservação das espécies. A sequência didática estruturada a partir dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) (DELIZOICOV, 2009) mobilizou os conhecimentos no Ensino de Ciências por meio da educação ambiental, promovendo a transposição da concepção de educação de Paulo Freire, que tem como princípio seu uso em uma educação reflexiva, dialógica e problematizadora. O enfoque metodológico teve um caráter quantitativo, ao delinear os aspectos a serem considerados na análise qualitativa, realizada nas interpretações dos diálogos, textos e desenhos, usando a Análise de Conteúdo Categorial (BARDIN, 1977). A sequência didática foi dividida em 12 atividades educativas, somando um total de 11 horas e 30 minutos de aplicação, com 22 educandos participantes. A utilização de variados instrumentos metodológicos e recursos didáticos foi significativa, pois além de verificar o processo de mudança na percepção em relação aos morcegos, permitiu trazer reflexões sobre novas propostas no campo educativo. Os instrumentos permitiram identificar as variadas habilidades linguísticas dos educandos, e os diversos obstáculos no domínio da escrita, o que pode determinar dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. O trabalho reforçou o aspecto interdisciplinar na busca de uma educação ambiental crítica e transformadora por meio de outras áreas do ensino como: português, ciências e artes. Foi possível sugerir algumas mudanças na percepção dos educandos em relação aos morcegos, sejam sobre hábito alimentar, características, relações deste grupo animal ou com a qualidade ambiental. O presente estudo possibilitou iniciar um processo de reflexão sobre a motivação para a escolha dos morcegos para a pesquisa, grupo de animais que também está inserido no ambiente (ambiente natural e antrópico), e que por sua vez se relaciona diretamente com questões que afetam o próprio homem, por exemplo, a conservação de florestas e recursos ambientais (biodiversidade), e que são essenciais para a tão sonhada qualidade de vida.
Abstract: The lack of knowledge lead to difficulties in the relationship between man and environment, and point demands of educational activities aimed at forming citizens aware of the need to respect animals, such as bats, and environments that surround them. This study aimed to verify the perception of bats students of the 5th year of primary education in municipal schools of Rio Verde de Mato Grosso-MS, and stimulate changes in perception through educational activities in order to promote the construction new knowledge and awareness of the need for conservation of the species. The didactic sequence structured from Three Pedagogic Moments (3MP) (DELIZOICOV, 2009) mobilized knowledge in science education through environmental education, promoting the implementation of Paulo Freire's educational concept, whose principle use in a reflective education, dialogic and problematical. The methodological approach had a quantitative approach, to outline the aspects to be considered in the qualitative analysis carried out in the interpretation of the dialogues, texts and drawings, using the Categorical Content Analysis (BARDIN, 1977). The didactic sequence was divided into 12 educational activities, with a total of 11 hours and 30 minutes of application, with 22 students participating. The use of different methodological tools and educational resources was significant, because in addition to verify the process of change in the perception of the bats allowed to bring consideration of new proposals in the educational field. The instruments have identified the various language skills of the students, and the various obstacles in the field of writing, which can determine difficulties in the teaching-learning process. The work reinforced the interdisciplinary aspect in the search for a critical environmental education and transforming through other areas of education as Portuguese, sciences and arts. It was possible to suggest some changes in the perception of students in relation to bats, are about eating habits, characteristics, relationships of this animal group with environmental quality. This study made it possible to start a process of reflection on why a judging choice for a group of animals also is inserted in a environment (natural and man-made environment), and which in turn is directly related to issues affecting the man himself, for example, forest conservation and environmental resources, and which are essential for the long awaited quality of life.
Palavras-chave: educação dialógica
dialogic education
educação ambiental
environmental education
ensino de ciências
science teaching
morcegos
bats
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11351
Data do documento: 29-Ago-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA RITA MENDONÇA VIEIRA.pdf4,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons