Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11348
Tipo: Dissertação
Título: Sociedade e natureza: uma reflexão necessária na formação de professores de geografia
Título(s) alternativo(s): Society and nature: a necessary reflection in the training of geography teachers
Autor(es): BEZERRA, MARCUS VINICIUS FREITAS
Primeiro orientador: ROSSI, RAFAEL
Primeiro membro da banca: ROSSI, RAFAEL
Segundo membro da banca: FILHO, IRINEU ALIPRANDO TUIM VIOTTO
Terceiro membro da banca: RAMOS, DIOVANY DOFFINGER
Quarto membro da banca: ROSSI, RAFAEL
Quinto membro da banca: PIATTI, CELIA BEATRIZ
Resumo: Desenvolvemos uma pesquisa teórica acerca da relação entre sociedade e natureza no âmbito do modo de produção contemporâneo, relação a qual tem promovido um intenso processo de destruição do meio ambiente. Esta temática é abordada centralmente no âmbito das reflexões sobre a formação de professores de Geografia de escola pública a partir da realização de debates fundamentados no desenvolvimento de um Material de Apoio e Orientação Docente. Para tanto, tentando não incorrer em posturas ou premissas idealistas, que sugerem possibilidades que vão além do que a realidade nos oferece, partimos dos fundamentos ontológicos do ser social, instante em que se constata que o trabalho é o elemento responsável por mediar a relação sociedade-natureza. Em seguida procedemos com a análise das relações de trabalho desenvolvidas na forma da sociedade atual, investigando o modo de funcionamento desta sociedade, suas origens e articulando este estudo com a sequência de eventos históricos que revelam a intensa degradação da natureza. Por fim, respaldados na Pedagogia Histórico-Crítica, abordamos a importância em tratar tal temática na formação continuada em serviço de professores de Geografia, numa perspectiva emancipatória, além de descrever como foram os procedimentos que levaram à elaboração do Material de Apoio. Destacamos a discussão imprescindível acerca da temática nos dias atuais, sobretudo no valor produzido com as discussões junto ao professor voluntário em torno do referido material, o qual consiste numa fonte de inspiração ao trabalho docente, proporcionando, ainda, uma nova maneira de compreensão e de atuação perante a realidade e como meio para proporcionar enriquecimento científico, filosófico e cultural ao docente.
Abstract: We developed a theoretical research on the relationship between society and nature within the contemporary production mode, which has promoted an intense process of destruction of the environment. This theme is approached centrally within the scope of the reflections on the formation of public school Geography teachers from the execution of debates based on the development of a Teaching Guidance and Support Material. Therefore, trying not to incur idealistic postures or premises, which suggest possibilities that go beyond what reality offers us, we start from the ontological foundations of social being, at which time it is found that work is the element responsible for mediating the relationship between society-nature. Then we proceed with the analysis of labor relations developed in the form of the current society, investigating the way this society works, its origins and articulating this study with the sequence of historical events that reveal the intense degradation of nature. Finally, supported by the Historical-Critical Pedagogy, we address the importance of dealing with this theme in the continuing in-service formation of Geography teachers, from an emancipatory perspective, and describe how the procedures that led to the elaboration of the Support Material were. We highlight the indispensable discussion about the subject nowadays, especially in the value produced by discussions with volunteer teacher about this material, which is a source of inspiration to the teaching work, promoting a new way of understanding and acting in face of reality as a means to provide scientific, philosophical and cultural enrichment to the teacher.
Palavras-chave: sociedade-natureza
nature-society
formação de professores
teacher training
ensino de geografia
geography teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11348
Data do documento: 29-Nov-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCUS VINICIUS FREITAS BEZERRA .pdf890,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons