Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11346
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência com o software scratch |
Título(s) alternativo(s): | Science teaching in the early years of elementary school: an experience with scratch software |
Autor(es): | MONTEIRO, MARCOS DE OLIVEIRA |
Primeiro orientador: | GOBARA, SHIRLEY TAKECO |
Primeiro membro da banca: | GOBARA, SHIRLEY TAKECO |
Segundo membro da banca: | GOBARA, SHIRLEY TAKECO |
Terceiro membro da banca: | SILVA, LENICE HELOISA DE ARRUDA |
Quarto membro da banca: | ERROBIDART, NADIA CRISTINA GUIMARAES |
Quinto membro da banca: | VINHOLI JUNIOR, AIRTON JOSE |
Resumo: | A pesquisa intitulada “O Processo de Objetivação e Subjetivação dos Saberes sobre o Esgoto Urbano nos Anos iniciais do Ensino Fundamental: Uma Experiência com o Software Scratch” apresenta um estudo sobre a viabilidade de usar as tecnologias de informação e comunicação, consideradas como artefatos culturais tecnológicos, para o ensino e aprendizagem de temáticas ambientais, em particular, sobre o esgoto urbano para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola Municipal de Campo Grande-MS. Esse tema foi escolhido por sugestão e orientação da professora de ciências da escola, e está vinculado à temática transversal saneamento básico. Para o desenvolvimento da pesquisa levou-se em consideração o contexto sociocultural dos alunos, que são moradores de um bairro de periferia, que ainda não possui uma rede coletora de esgoto, onde a escola está situada. Outro motivo foi a escassez de propostas que sugerem o uso de tecnologias para o ensino de ciências para os anos iniciais e que originou a questão base de investigação: “O uso do software scratch pelos alunos do ensino fundamental inicial potencializa a aprendizagem de conceitos científicos relacionados à temática saneamento básico, em particular o esgoto urbano? Esse estudo foi baseado nos pressupostos teóricos e metodológicos da Teoria da Objetivação (TO), uma teoria de aprendizagem fundamentada na teoria histórico cultural e nas ideias do materialismo dialético. Para a TO, a aprendizagem é um processo que envolve não somente a atualização do saber (processo de objetivação) mas também a atualização do ser (processo de subjetivação), no sentido de sua transformação, pois, a escola não produz somente saberes, mas produz também seres humanos éticos, reflexivos e que se posicionam durante e após a realização de uma atividade. Ela estabelece como unidade metodológica de análise a atividade, entendida como labor conjunto de comunidades de aprendizagens (professor e alunos), pois elas representam uma unidade que reproduz a sociedade como um todo. Baseados na concepção da TO, analisou-se o labor conjunto de dez alunos da quarta série que trabalharam em pequenos grupos para resolver a tarefa que foi constituída por cinco ações sobre o tema esgoto urbano, desenvolvidas em quatro encontros de aproximadamente três horas. Os resultados evidenciaram mudanças no comportamento desses alunos como consequência do labor conjunto e pelo uso dos artefatos digitais. E as manifestações semióticas observadas no labor conjunto, durante as produções realizadas com o auxílio dos artefatos culturais, sugerem que esses alunos estão em processo de atualização dos saberes (processo de objetivação) sobre o esgoto e suas consequências). Mas, devido às dificuldades de leitura e interpretação, outras ações, com grau de dificuldades crescentes, são sugeridas para que esses saberes possam fazer parte da consciência desses alunos e que eles venham a mobilizá-los em diferentes contextos. |
Abstract: | The research titled “The Objectification and Subjectification Knowledge Process on Urban Sewage in the Early Years of Elementary School: An experience with the Scratch Software” presents a study on the viability of using information and communication technologies, that are considered as technological cultural artifacts for the teaching and learning of environmental themes, in particular, about urban sewer for students in the early years of elementary school at a Municipal school in Campo Grande-MS. This subject was chosen at a suggestion of the school ́s science teacher and it is part of an extracurricular theme on basic sanitation. In order to develop the research, it was taken into account the socio-cultural context of the students who live in a peripheral neighborhood that does not yet have a sewer network where the school is located, and also it was taken into account the few proposals that suggest the use of technologies for science education for the early years. The basic research question is: “Does the use of scratch software by students in primary education enhance the learning of scientific knowledge related to basic sanitation, in particular regarding urban sewer systems? This study was based on the theoretical and methodological assumptions of the Objectification Theory (OT), a learning theory based on sociocultural theory and the ideas of dialectical materialism. It establishes the activity as a methodological unit of analysis, that is interpreted as a joint work of the learning communities (teacher and students), as they represent a unit that represents society as a whole. The OT proposed by Luis Radford seeks to break with individualist conceptions of education and it is within this line of though that the author resignifies the concepts of knowing, knowledge and learning when considering that wisdom is something that can be found in culture and that has the potential to materialize in knowledge. And learning is a process that involves not only the updating of knowledge (objectification process) but also the updating of the person (subjectification process), in the sense of its transformation because, for this author, the school does not produce only knowledge, but it also produces ethical, thoughtful human beings who show their opinion during and after the activity. Based on the OT idea, we analyzed the joint work of ten fourth-grade students who worked in small groups and used digital artifacts, especially the Scratch software, to solve the task, which consisted of five actions on the topic of urban sewer systems, developed in four meetings of approximately three hours each. The results showed changes in the behavior of these students as a result of joint work and the use of digital artifacts. And the semiotic manifestations observed in the joint work, during the presentations carried out with the aid of cultural artifacts suggest that these students are in the process of updating their knowledge about sewer systems and its consequences, but, due to difficulties in reading and interpreting, other actions with increasing degree of difficulty are suggested, so that this knowledge can be part of the conscience of these students and that they will come to mobilize them in different contexts. |
Palavras-chave: | teoria da objetivação objectification theory labor conjunto joint work TIC ICT esgoto urbano urban sewage scratch scratch |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11346 |
Data do documento: | 23-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcos de Oliveira Monteiro.pdf | 3,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons