Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11343
Tipo: Dissertação
Título: A alfabetização ecológica a partir de uma horta: aproximando teoria e prática no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Ecological literacy from a garden: bringing theory and practice together in elementary education
Autor(es): SCHNEIDER, MARCIA CRISTINA
Primeiro orientador: SILVA, LENICE HELOISA DE ARRUDA
Primeiro membro da banca: SILVA, LENICE HELOISA DE ARRUDA
Segundo membro da banca: SILVESTRE, ROGERIO
Terceiro membro da banca: RECENA, MARIA CELINA PIAZZA
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar se uma sequência didática, fundamentada no referencial histórico-cultural do desenvolvimento humano, realizada em dez etapas, tendo a horta como ambiente natural pode possibilitar aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental a apropriação de conceitos de Ecologia relativos a ecossistema, cadeia alimentar, fotossíntese, fluxo de energia e teia alimentar. Os dados dessa investigação fundamentaram-se em uma análise microgenética de um processo de ensino que envolveu a participação de vinte e oito estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Dourados/MS. Com base nessa análise, a coleta de informação para construção dos dados da investigação implicou registro em caderno de campo das observações, dos desenhos dos estudantes e gravações em vídeo das interações verbais ocorridas durante a sequência didática desenvolvida no processo de ensino. Esses registros foram transcritos e recortados em episódios para serem analisados. Através das análises identificou-se que os conhecimentos cotidianos dos estudantes se apresentavam carregados de equívocos sobre aqueles conceitos. Diante de tais dificuldades identificadas, os resultados obtidos neste trabalho apontam que após a elaboração e realização da sequência didática, os estudantes desenvolveram uma compreensão de conceitos básicos de Ecologia e reelaboraram seus conhecimentos cotidianos relativos a esses conceitos.
Abstract: This study aimed to investigate whether a didactic sequence, based on historical and cultural framework of human development, held in ten steps, and the garden as a natural environment, can enable the students of the early years of elementary school appropriation of concepts of ecology on the ecosystem, food chain, photosynthesis, energy flow and food web. The data of this investigation were based on a microgenetic analysis of a teaching process that involved the participation of twenty-eight students of the fifth year of elementary school in a public school in the city of Dourados / MS. Based on this analysis, the collection of information for construction of research data led to record in field notebook of observations, the students' drawings and video recordings of verbal interactions occurring during the teaching sequence developed in the teaching process. These records were transcribed and cut into episodes to be analyzed. Through analyzes identified that knowledge of the students had daily loaded with misconceptions about those concepts. Faced with such difficulties identified, the present results indicate that after the elaboration and implementation of the didactic sequence, the students developed an understanding of basic concepts of ecology and reelaboraram their knowledge on such everyday concepts.
Palavras-chave: horta
vegetable garden
alfabetização ecológica
ecological literacy
sequência didática
didactic sequence
anos iniciais do ensino fundamental
initial years of elementary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11343
Data do documento: 16-Abr-2012
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Márcia Cristina Schneider.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons