Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11343
Tipo: | Dissertação |
Título: | A alfabetização ecológica a partir de uma horta: aproximando teoria e prática no ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Ecological literacy from a garden: bringing theory and practice together in elementary education |
Autor(es): | SCHNEIDER, MARCIA CRISTINA |
Primeiro orientador: | SILVA, LENICE HELOISA DE ARRUDA |
Primeiro membro da banca: | SILVA, LENICE HELOISA DE ARRUDA |
Segundo membro da banca: | SILVESTRE, ROGERIO |
Terceiro membro da banca: | RECENA, MARIA CELINA PIAZZA |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo investigar se uma sequência didática, fundamentada no referencial histórico-cultural do desenvolvimento humano, realizada em dez etapas, tendo a horta como ambiente natural pode possibilitar aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental a apropriação de conceitos de Ecologia relativos a ecossistema, cadeia alimentar, fotossíntese, fluxo de energia e teia alimentar. Os dados dessa investigação fundamentaram-se em uma análise microgenética de um processo de ensino que envolveu a participação de vinte e oito estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Dourados/MS. Com base nessa análise, a coleta de informação para construção dos dados da investigação implicou registro em caderno de campo das observações, dos desenhos dos estudantes e gravações em vídeo das interações verbais ocorridas durante a sequência didática desenvolvida no processo de ensino. Esses registros foram transcritos e recortados em episódios para serem analisados. Através das análises identificou-se que os conhecimentos cotidianos dos estudantes se apresentavam carregados de equívocos sobre aqueles conceitos. Diante de tais dificuldades identificadas, os resultados obtidos neste trabalho apontam que após a elaboração e realização da sequência didática, os estudantes desenvolveram uma compreensão de conceitos básicos de Ecologia e reelaboraram seus conhecimentos cotidianos relativos a esses conceitos. |
Abstract: | This study aimed to investigate whether a didactic sequence, based on historical and cultural framework of human development, held in ten steps, and the garden as a natural environment, can enable the students of the early years of elementary school appropriation of concepts of ecology on the ecosystem, food chain, photosynthesis, energy flow and food web. The data of this investigation were based on a microgenetic analysis of a teaching process that involved the participation of twenty-eight students of the fifth year of elementary school in a public school in the city of Dourados / MS. Based on this analysis, the collection of information for construction of research data led to record in field notebook of observations, the students' drawings and video recordings of verbal interactions occurring during the teaching sequence developed in the teaching process. These records were transcribed and cut into episodes to be analyzed. Through analyzes identified that knowledge of the students had daily loaded with misconceptions about those concepts. Faced with such difficulties identified, the present results indicate that after the elaboration and implementation of the didactic sequence, the students developed an understanding of basic concepts of ecology and reelaboraram their knowledge on such everyday concepts. |
Palavras-chave: | horta vegetable garden alfabetização ecológica ecological literacy sequência didática didactic sequence anos iniciais do ensino fundamental initial years of elementary school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11343 |
Data do documento: | 16-Abr-2012 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Márcia Cristina Schneider.pdf | 2,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons