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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11338
Tipo: | Dissertação |
Título: | Articulações entre modelagem e a teoria da aprendizagem significativa para o ensino de química |
Título(s) alternativo(s): | Articulations between modeling and the theory of meaningful learning for chemistry teaching |
Autor(es): | GANDRA, LUCAS PEREIRA |
Primeiro orientador: | JUNIOR, AIRTON JOSE VINHOLI |
Primeiro membro da banca: | VINHOLI JUNIOR, AIRTON JOSE |
Segundo membro da banca: | ERROBIDART, NADIA CRISTINA GUIMARAES |
Terceiro membro da banca: | VINHOLI JUNIOR, AIRTON JOSE |
Quarto membro da banca: | PEREIRA, ADEMIR DE SOUZA |
Resumo: | A Química enquanto Ciência apresenta conceitos demasiadamente abstratos, o que pode dificultar seu ensino. Para superar tais dificuldades, pode ser feito o uso de modelos como representações parciais desses conceitos. Entretanto, há limitações quando se faz a apresentação de modelos prontos e acabados desconsiderando os conhecimentos prévios dos estudantes. Dessa forma, o objetivo dessa dissertação foi investigar possíveis articulações pedagógicas entre a modelagem e a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). A pesquisa possui abordagem qualitativa e natureza exploratória, iniciada por um amplo levantamento bibliográfico em periódicos sobre modelos/modelagem e TAS no Ensino de Química. A partir desse estudo foi possível elaborar uma proposta teórica para utilização da modelagem articulada à TAS, em que os objetivos da modelagem são definidos com o conhecimento dos subsunçores, e que o material potencialmente significativo fomenta experiências e analogias com o fenômeno alvo modelado, a diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa norteiam a realização de testes, e a repetição multicontextual favorece a avaliação dos modelos. Para demonstrar como a modelagem significativa pode ser aplicada ao ensino de química, foi elaborada uma proposta pedagógica a partir dela no ensino de ligações químicas. Por fim, foi possível construir uma abordagem didática que articula a modelagem e a TAS e que pode subsidiar propostas pedagógicas para o ensino de ligações iônicas. |
Abstract: | Chemistry as Science presents overly abstract concepts, which can hinder your teaching. To overcome such difficulties, models such as partial representations concepts concepts. However, there are limitations when it comes to presentation of ready and finished models disregarding previous knowledge of students. Thus, the objective of this dissertation was investigated possible pedagogical articulations between modeling and Theory of Meaningful Learning (TAS). The research has a qualitative approach and an exploratory nature, exposing for a extensive bibliographic survey in periodicals on models / modeling and TAS in the Chemistry teaching. From this study it was possible to elaborate a theoretical proposal for use of modeling articulated to TAS, in which the objectives of modeling are defined with the knowledge of the subunits, and that the material potentially development promotes experiences and analogies with the modeled target phenomenon, the progressive differentiation and integrative reconciliation guide testing, and a multicontextual repetition favors the evaluation of the models. To demonstrate how the Limited modeling can be applied to chemistry teaching, a pedagogical proposal based on it in training education. Finally, it was possible to build a didactic approach that articulates modeling and TAS and that can subsidize pedagogical proposals for teaching ionic bonds. |
Palavras-chave: | construção de modelos model building aprendizagem significativa meaningful learning ligações químicas chemical bonds |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11338 |
Data do documento: | 30-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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