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Tipo: Dissertação
Título: Cultura chinesa: contribuições para o letramento científico de alunos do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Chinese culture: contributions to the scientific literacy of elementary school students
Autor(es): HAN, LIU HSUAN
Primeiro orientador: SIQUEIRA, ONOFRE SALGADO
Primeiro membro da banca: SIQUEIRA, ONOFRE SALGADO
Segundo membro da banca: MARTINES, MARCO ANTONIO UTRERA
Terceiro membro da banca: RECENA, MARIA CELINA PIAZZA
Quarto membro da banca: PIRES, DARIO XAVIER
Resumo: Este trabalho relata o desenvolvimento e a avaliação de uma sequência didática que se propõe contribuir para a alfabetização/letramento, inclusive científico, de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Destaca-se o fato deste tema ainda se constituir um grande problema brasileiro, como indicam as análises das avaliações internas (Provinha Brasil, por exemplo) e também as externas (PISA). Nossa proposta está baseada em três pilares: a história da China com ênfase em alguns aspectos de sua cultura, a escrita chinesa que é baseada em ideogramas (diferente do português que é silábica) e na realização de experiências relacionadas ao teste de chama, método analítico bastante conhecido dos químicos. Para atender aos objetivos da nossa sequência didática elaboramos os seguintes materiais didáticos: uma história em quadrinhos (HQ) intitulada como “Clubinho da ciência, as invenções da China com Chin”, um “kit” com os materiais necessários à realização das experiências e um hipertexto para apoio aos professores. Na HQ apresentam-se alguns ideogramas chineses e seus significados, as invenções da pólvora e dos fogos de artifício e uma breve abordagem sobre o que é Ciência. No final da história, Chin convida os alunos para desenvolverem experimentos junto com os professores. Considerando que os temas abordados na nossa proposta não são desenvolvidos nas formações iniciais dos professores, elaboramos um hipertexto com o propósito de subsidiá-los com as informações que julgamos importantes. Os materiais foram avaliados por duas professoras dos anos iniciais do ensino fundamental (alfabetizadoras) pertencentes ao quadro permanente da Prefeitura de Campo Grande. Foi solicitado às professoras que respondessem se usariam a nossa sequência didática em suas aulas, e que fizessem as sugestões que julgassem pertinentes. Ambas gostaram bastante da sequência didática (incluídos a HQ e o “kit”), foram enfáticas ao dizer que a aplicariam em suas aulas e apresentaram algumas sugestões. Contudo, todo o conteúdo do hipertexto foi considerado desnecessário e cansativo, com exceção da parte que explicou passo a passo o procedimento experimental. Concluímos, assim, que a sequência didática está boa para ser utilizada em salas de aula e que o material de apoio aos professores terá que ser totalmente reescrito.
Abstract: This dissertation reports on the development and evaluation of a didactic sequence that proposes to contribute to Literacy / literacy, including science, of students from the first years of elementary school. It should be noted that this issue is still a big Brazilian problem, as indicated by the internal evaluation (Provinha Brasil, for example) and also the external ones (PISA). Our proposal is based on three pillars: the history of China with emphasis on some aspects of its culture, Chinese writing that is based on ideograms (different from the Portuguese that is syllabic) and the realization of experiences related to flame test, the usual analytical method known to chemists. To attend the objectives of our didactic sequence, we elaborated the following didactic materials: a comic book (HQ) titled "“Clubinho da ciência, as invenções da China com Chin", a “kit” with the necessary materials to carry out the experiments and a hypertext to support teachers. In the HQ are presented some Chinese ideograms and their meanings, the inventions of gunpowder and the fireworks and a brief approach on what is Science. At the end of the story, Chin invites students to develop experiments together with teachers. Considering that the topics approach in our proposal are not developed in the initial teacher training, we have developed a hypertext for the purpose to plus them with the information we judge important. The materials were evaluated by two teachers of the initial years of elementary school (literacy teachers) belonging to the permanent staff of the City Hall of Campo Grande. The teachers were asked to answer if they would use our didactic sequence in their classes, and to make the suggestions that they thought pertinent. They both liked the didactic sequence (including the HQ and the kit), were emphatic in saying that they would apply it in their classes and offered some suggestions. However, the entire content of the hypertext was considered unnecessary and tiring, except for the part that explained step by step the experimental procedure. We conclude that the didactic sequence is good for use in classrooms and that teacher support material will have to be totally rewritten.
Palavras-chave: cultura chinesa
Chinese culture
letramento
literacy
letramento científico
scientific literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11334
Data do documento: 24-Ago-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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