Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11331
Tipo: Dissertação
Título: Trilha interpretativa da embrapa ("trilha da matinha"), Dourados/ MS: contexto para a educação ambiental
Título(s) alternativo(s): Embrapa interpretive trail ("trilha da matinha"), Dourados/MS: context for environmental education
Autor(es): FELIPE, LIGIA MARTINS ALVES
Primeiro orientador: VARGAS, ICLEIA ALBUQUERQUE DE
Primeiro membro da banca: VARGAS, ICLEIA ALBUQUERQUE DE
Segundo membro da banca: ZANON, ANGELA MARIA
Terceiro membro da banca: RECENA, MARIA CELINA PIAZZA
Quarto membro da banca: GUIMARAES, SOLANGE TEREZINHA DE LIMA
Resumo: Este projeto partiu da ideia de que práticas em trilhas interpretativas poderiam ser utilizadas em processos de ensino- aprendizagem como instrumento para subsidiar atividades interdisciplinares. Assim, avaliou-se uma Sequência Didática proposta para a Trilha da MatinhaTrilha Interpretativa da Embrapa de Dourados/MS como contexto para atividades de Educação Ambiental. A Sequência Didática foi fundamentada na Dinâmica de Investigação Temática proposta pelo teórico/educador Paulo Freire (1987), para elaboração e desenvolvimento de programas interdisciplinares e devidamente adaptados, neste projeto, para o contexto da Educação Ambiental. O projeto levantou a percepção ambiental dos alunos sobre questões ambientais por meio da análise textual discursiva (MORAES, 2003), e da interpretação de mapas mentais baseada na Metodologia proposta por Kozel (2009), e verificou que alunos do 6º ano da Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados/MS percebem as queimadas, a poluição do ar e dos rios, o desmatamento, o descarte inadequado do lixo e o aquecimento global como problemas ambientais. Verificou-se, ainda, que a Sequência Didática embasada nas etapas da Dinâmica de Investigação Temática (FREIRE, 1987), atrelada ao uso de mapas mentais como elementos codificadores e a Metodologia de Interpretação de Mapas Mentais, proposta por Kozel (2009), aliada ao processo de Análise Textual Discursiva, proposto por Moraes (1999; 2003) e Moraes e Galiazzi (2007) como descodificadores, pode influenciar na percepção ambiental dos visitantes da Trilha Interpretativa da MatinhaEmbrapa Agropecuária Oeste, de Dourados MS.
Abstract: This project started with the idea that nature trails practices could be used in teaching and learning as an instrument to support interdisciplinary activities. Thus, evaluated a proposal to didactic sequence to Trilha da MatinhaNature Trail of Embrapa, Dourados/MS as context for environmental education activities. The sequence was based on Dynamic Research Theme proposed by theorist / educator Paulo Freire (1987), for preparation and development of interdisciplinary programs and suitably adapted in this project, for the context of Environmental Education. The project raised the environmental perceptions awareness of students about environmental issues by analyzing textual discourse (Moraes, 2003), and interpretation of mental maps based on the methodology proposed by Kozel (2007), and found that students in the 6th grade Municipal School Clarice Bastos Rosa in Dourados/MS perceive fires, pollution of air and rivers, deforestation, improper disposal of waste and global warming and environmental problems. It was found also that the sequence of steps in Didactics grounded Dynamics Research Theme (Freire, 1987), linked to the use of mind maps as elements coders Methodology and Interpretation of Mind Maps, proposed by Kozel (2009), coupled with the process of Textual Analysis Discursive proposed by Moraes (1999, 2003) and Moraes and Galiazzi (2007), as decoders, can influence the environmental perceptions awareness of visitors to the Trilha da MatinhaNature Trail of Embrapa, Dourados/MS.
Palavras-chave: Paulo Freire
Paulo Freire
percepção ambiental
environmental perception
mapas mentais
mental maps
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11331
Data do documento: 2-Abr-2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LÍGIA MARTINS ALVES.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons