Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11329
Tipo: | Dissertação |
Título: | O técnico agrícola e a educação ambiental: diálogos e reflexões em busca da problematização e superação de situações- limites |
Título(s) alternativo(s): | The agricultural technician and environmental education: dialogues and reflections in search of problematization and overcoming limit situations |
Autor(es): | SOUZA, LEILA CRISTINA AOYAMA BARBOSA |
Primeiro orientador: | PIRES, DARIO XAVIER |
Resumo: | A grande transformação e os problemas sócio-ambientais ocasionados ao ambiente, resultado das atividades humanas degradantes à natureza e interessadas em manter o capitalismo como modelo operante de sistema, merece uma reflexão em sociedade. Sabe-se que a busca do desenvolvimento sustentável é função de todo ser social; entretanto identificamos que algumas profissões, por seu contato mais direto ao ambiente, necessitam urgentemente de discutir abertamente sobre a temática. Vislumbra-se, a partir dessa discussão e entre as profissões ligadas à prática no campo, a oportunidade de trabalhos em educação ambiental. Este trabalho buscou conhecer a realidade de um ambiente e comunidade escolar, por meio de um curso do ensino técnico, a partir de inquietações sobre o modo de como a transversalidade da educação ambiental se apresenta em dois currículos do curso Técnico em Agricultura. A investigação foi realizada na Escola Técnica Estadual de Rondonópolis/MT, tendo por sujeitos de pesquisa as três turmas existentes do curso e seus professores. As questões orientadoras do estudo referiam-se a: 1) articulação entre educação ambiental e conhecimentos científicos existente no currículo do curso em questão, 2) diagnóstico da percepção ambiental de professores e alunos do curso Técnico em Agricultura, e 3) intervenção no curso a partir de uma atividade de extensão elaborada para ampliar a consciência ambiental dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com a utilização de instrumentos metodológicos diversos, como: análise documental para investigação do projeto pedagógico e planos de curso da instituição; entrevista semiestruturada aos professores para identificação de suas concepções de meio ambiente e educação ambiental e; questionários, opiniário e elaboração de mapas mentais para avaliar a percepção ambiental dos estudantes. A partir da análise destes três elementos, foi proposta uma atividade de extensão, de 20 horas, utilizando fotografias do meio ambiente local, relacionado à agricultura, para a problematização de situações e com a finalidade de discutir o papel do técnico agrícola frente à educação ambiental e a influência do Agronegócio sobre a sociedade local. Fundamentado na dialogicidade e problematização e na formação do sujeito ecológico de consciência crítica, os referenciais teóricos utilizados foram as idéias do educador Paulo Freire e os princípios da Educação Ambiental Crítica. Pelo levantamento preliminar das condições locais, nota-se que, assim como seus professores, os estudantes do curso Técnico em Agricultura apresentam visão restrita de educação ambiental voltada apenas para a conservação da natureza. Também nota-se a forte influência da concepção bancária de educação entre alunos e professores. Como resultado da atividade de extensão proposta, observa-se o forte potencial das fotografias como material gerador da problematização; entretanto, a atividade não se mostrou bem sucedida à alteração da consciência transitiva ingênua dos estudantes para o papel de educador ambiental em sua futura profissão e para as relações entre os impactos ocasionados pelo setor do Agronegócio sobre o ambiente e sociedade. |
Abstract: | The changes and socio-environmental problems caused to the environment, the result of human activities degrading the nature and concerned with maintaining the functioning of capitalism as a model system, deserves a reflection on society. It is known that the pursuit of sustainable development is a function of the whole social being, however we found that some professions, by his most direct contact to the environment, urgently need to discuss openly about the issue. There is, from this discussion and between professions linked to the practice in the field, the opportunity to work in environmental education. This study sought to know the reality of an environment and the school community through a course of vocational and technical education, from concerns about the way that the mainstreaming of environmental education comes in two ongoing curricula of Technical Agriculture. The research was conducted at the technical school statewide Rondonopolis/MT, search by subject with the three existing classes of the course and their teachers. The questions guiding the study concerned: 1) articulation between environmental education and scientific knowledge in the curriculum of the course in question 2) environmental diagnosis of perception of teachers and students of technical course in Agriculture, and 3) intervention on course from an extension activity designed to broaden students ' environmental awareness. This is a qualitative research study of the type of case, with the use of different methodological tools, such as document analysis to investigate the pedagogical and course plans of the institution; semi-structured interview for teachers to identify their conceptions of environment and environmental education; questionnaires and mental maps to assess the environmental awareness of students. From the analysis of these three elements, was proposed an extension activity, 20 hours, using photos of the local environment, related to agriculture, to the problematic situations and in order to discuss the role of agricultural technical front to environmental education Agribusiness and the influence on local society. Based on the dialog and questioning and forming the subject of eco-critical awareness, the theoretical frameworks used were the ideas of educator Paulo Freire and the principles of Critical Environmental Education. For the preliminary survey of local conditions, it is noted that, like their teachers, the students of Technical Agriculture have restricted vision of environmental education, only for nature conservation. Also note the strong influence of the banking concept of education among students and teachers. As a result of the activity proposed extension, there is the strong potential of photographs as a material event for the questioning, however, the activity was not successful the change in naive transitive consciousness of students to the role of environmental educators in their future profession and for relations between the impacts caused by the Agribusiness sector on the environment and society. |
Palavras-chave: | ensino técnico technical education educação dialógica dialogic education percepção ambiental environmental perception fotografia photography |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11329 |
Data do documento: | 3-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LEILA CRISTINA AOYAMA BARBOSA SOUZA.pdf | 5,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons