Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11327
Tipo: Dissertação
Título: Agrotóxicos: meu bem, meu mal? incentivo ao ensino de ciências, saúde e meio ambiente
Título(s) alternativo(s): Pesticides: my good, my bad? encouraging the teaching of science, health and the environment
Autor(es): Oliveira, Laura Caroline Held de
Primeiro orientador: Pires, Dario Xavier
Resumo: Este trabalho teve o objetivo de elaborar e avaliar uma sequência didática sobre meio ambiente e saúde utilizando a problematização do uso dos agrotóxicos nas aulas de Ciências do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Campo Grande- MS. A sequência didática foi permeada pela teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e aplicada a 24 estudantes em 14 aulas de 50 minutos. Com a sequência didática tentamos desfazer a visão ingênua de retirar o uso dos agrotóxicos da agricultura, por sabermos do impacto que este fato causaria, mas não deixamos de apontar os prejuízos que estes produtos podem causar ao meio ambiente e a saúde humana, no entanto contextualizamos o assunto nas atividades com a finalidade de formar cidadãos críticos. Para coleta de dados utilizamos textos de opinião, debate e mapas conceituais. Ao final da aplicação, percebemos que a cada etapa os estudantes apresentaram a evolução dos conceitos e argumentos determinando aprendizagem significativa.
Abstract: This work aimed to develop and evaluate a didactical sequence about the environment and healthcare using the questioning of the use of agrotoxics at the 8th grade Science classes of The Public Elementary School in Campo Grande, State of Mato Grosso do Sul. The didactical sequence was permeated by David Ausubel theory of significative apprenticeship and applied to 24 students in 14 classes of 50 minutes. Utilizing the didactical sequence we tried to undo the the naïve view to withdraw the use of pesticides in agriculture because we know the impact that this fact would cause, not forgetting to point the damage that these products can cause to the environment and humans health, however we contextualize the subject in the activities in order to form critical citizens. For data collection we used standpoint texts debate and conceptual maps. At the end of the application, we noticed that the students presented evolution about the concepts and arguments appointing significative apprenticeship.
Palavras-chave: Agrotóxico
Escola Urbana
Sequência Didática
Mapa Conceitual
CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11327
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAURA CAROLINE HELD.pdf6,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons