Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11325
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma proposta de ambiente virtual para promover a aprendizagem significativa de transformações químicas |
Título(s) alternativo(s): | A proposal for a virtual environment to promote meaningful learning about chemical transformations |
Autor(es): | VERONEZ, KARINE NANTES DA SILVA |
Primeiro orientador: | RECENA, MARIA CELINA PIAZZA |
Primeiro membro da banca: | ROSA, PAULO RICARDO DA SILVA |
Segundo membro da banca: | PIRES, DARIO XAVIER |
Terceiro membro da banca: | DEGREVE, GLAUCIA MARIA DA SILVA |
Resumo: | Alunos do ensino médio podem apresentar dificuldades com conceitos básicos da química pela falta de contextualização. Conceitos como de transformações físicas e químicas, que estão presentes em nosso cotidiano, podem não ser percebidos e compreendidos por eles, que por isso acabam por não formar subsunçores adequados para a compreensão de conceitos mais específicos da química, como já foi comprovado por outras pesquisas. Utilizamos neste trabalho as tecnologias da informação e comunicação combinadas com a teoria da aprendizagem significativa para oportunizar a aprendizagem significativa de conceitos relacionados ao tema “transformação química” por alunos do ensino médio. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa para elaboração e avaliação de um material didático em hipermídia produzido com a finalidade de proporcionar aos alunos um suporte potencialmente significativo para a aprendizagem de transformações químicas. O material foi testado e adaptada ao longo da pesquisa até a elaboração da versão final utilizada. Após a análise dos dados coletados, que incluíram testes sobre compreensão de conceitos e de usabilidade, concluímos que o material foi significativo para o grupo pesquisado, mas que a elaboração de materiais com essas características deve levar em conta as peculiaridades dos alunos a que se destina. |
Abstract: | High school students may have difficulty with basic concepts of chemistry. For lack of contextualization of concepts such as physical and chemical transformations, which are present in everyday life, cannot be perceived and understood by students so that they fail to form subsumes appropriate for understanding more specific concepts of chemistry, as already confirmed by other studies. Used in this study information technology and communication combined with the meaningful learning theory order to provide the meaningful learning of concepts related to the theme of "chemical change" for high school students. We developed a qualitative research design and evaluation of a hypermedia learning material produced with the aim of providing students with a potentially significant support for the learning of chemical transformations. The material was tested and adapted during the research until the final version used. After analyzing the data collected, which included tests on comprehension of concepts and usability, we conclude that the material was significant for this group but that the development of materials with these characteristics should take into account the peculiarities of the students intended. |
Palavras-chave: | aprendizagem significativa meaningful learning hipermídia hypermedia transformação química chemical transformation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11325 |
Data do documento: | 19-Mar-2010 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KARINE NANTES DA SILVA VERONEZ.pdf | 3,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons