Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11305
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições de uma sequência didática Freireana na percepção dos alunos em relação ao Aedes aegypti e as doenças por ele transmitidas
Título(s) alternativo(s): Contributions of a Freirean teaching sequence in students' perception of Aedes aegypti and the diseases it transmits
Autor(es): Roque, Francisca Aparecida Rodrigues Lima
Primeiro orientador: Wiziack, Suzete Rosana de Castro
Resumo: As doenças causadas pelo Aedes aegypti representam um problema de saúde pública em todo o Brasil. A diversidade de fatores de risco e o papel essencial da população na resolução do problema acentuam a necessidade de ampliação das ações de prevenção. Considerando a importância do tema no âmbito da educação, nesta pesquisa, vislumbra-se as contribuições que uma sequência didática fundamentada na perspectiva freireana poderá oferecer para uma visão crítica dos alunos, sobre essa realidade, objetivando com os mesmos a reflexão sobre seus contextos sociais, políticos e ambientais e a mudança de atitudes frente aos problemas. O cenário de desenvolvimento da pesquisa é o da Escola Muncipal Profª Lenita de Sena Nachif, situada no bairro Centro Oeste, Região Sul do Município de Campo Grande MS, sendo os alunos do 7º ano, participantes da investigação. De base metodológica qualitativa, com uso de análise textual discursiva, a investigação visou o desenvolvimento do conteúdo em conjunto com os estudantes, sendo que os mesmos foram motivados à interação a ao diálogo e a destacarem situações que evidenciam o cuidado ou a ausência dele, com relação aos possíveis criadouros do mosquito A. Aegypti. Momentos pedagógicos foram tomados como balizamento, para o desenvolvimento das atividades de uma sequência didática, abordando o mosquito Aedes aegypti e as doenças que o mesmo transmite, contemplando o currículo na disciplina de ciências biológicas. Os resultados da pesquisa apontam que uma sequência didática de aporte freireano proporciona ao processo de ensino aprendizagem, a construção de saberes científicos sobre o assunto e de outros saberes voltados às experiências desses estudantes, sobretudo, os relacionados aos processos de prevenção de doenças transmitidas pelo mesmo. Os participantes adquiriram noções importantes para a formação de uma consciência crítica em relação ao seu papel com o meio em que vivem.
Abstract: Diseases caused by Aedes aegypti represent a public health problem throughout Brazil. The diversity of risk factors and the essential role of the population is solving the problem accentuates the need to expand preventive actions. Considering the importance of the theme in the field of education, in this research, we can see the contributions that a didactic sequence based on the Freirean perspective can offer to a critical view of the students, about this reality, objectifying with them the reflection on their social contexts, political and environmental changes and changing attitudes towards problems. The research development scenario is the Escola Lencipal Profª Lenita de Sena Nachif, located in the Midwest neighborhood, South Region of the Municipality of Campo Grande MS, the 7th year students being participants of the research. Based on a qualitative methodological approach, the research aimed at the development of the content together with the students, they were motivated to interact with the dialogue, were encouraged to highlight situations that show the care or absence of it, in relation to the possible breeding sites of the mosquito A aegypti. Pedagogical moments were taken as beaconing, development, investigation, the activities of a didactic sequence, approaching the mosquito Aedes aegypti and the diseases that it transmits, contemplating the curriculum in the discipline of biological sciences. The results of the research are pointed out critically analytical, based on Roque Moraes in the discursive textual analysis. And he showed that the proposals that a Freireana didactic sequence provides to the teaching process learning by overlapping the subject vector A. Aegypti and the processes of prevention of diseases transmitted by it, with students of a 7th grade elementary school class, it was considered that the participants are acquiring important notions for a critical awareness of their role with the environment in which they live as a citizen and to establish respectful relationships with the environment in which they live.
Palavras-chave: Sequência Didática
Perspectiva Freireana
Ciências Biológicas
Ensino Fundamental
Artrópodes Transmissores
CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11305
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA APARECIDA RODRIGUES LIMA ROQUE.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons