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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11304
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino de ciências, educação ambiental e a Piracema: conexões possíveis |
Título(s) alternativo(s): | Science teaching, environmental education and Piracema: possible connections |
Autor(es): | XIMENES, FLORA AUXILIADORA |
Primeiro orientador: | ZANON, ANGELA MARIA |
Primeiro membro da banca: | ZANON, ANGELA MARIA |
Segundo membro da banca: | SILVA, LENICE HELOISA DE ARRUDA |
Terceiro membro da banca: | CAVALARI, ROSA MARIA FEITEIRO |
Resumo: | Nesta pesquisa, analisou-se como o fenômeno biológico da piracema pode contribuir no estabelecimento de possíveis conexões entre o ensino de Ciências e a Educação Ambiental, no cotidiano dos alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Ladário/MS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, dividida em duas fases. Na primeira fase, os alunos responderam a um questionário e confeccionaram uma história em quadrinhos, para expressar o conhecimento que possuíam sobre o assunto, de forma que pudéssemos estabelecer em que nível de desenvolvimento cognitivo se encontravam, de acordo com a teoria de Vigotski. Na segunda fase, após as análises das respostas e das histórias em quadrinhos, foi introduzido o conteúdo Peixes, por meio de aulas dialogadas e atividades extraclasse, perfazendo 20 horas. No final, os alunos responderam novamente à questão sobre o conceito de piracema e confeccionaram a história em quadrinhos, em grupos, para revelar os prováveis avanços ocorridos. Os dados coletados passaram pela Análise de Conteúdo Categorial. A pesquisa pautou-se na teoria de Lev Semionovich Vigotski, em que se busca compreender a relação entre os seres humanos e o seu ambiente físico e social, partindo da abordagem sócio- histórica. Constatou-se que os avanços dos conhecimentos foram relevantes, entre a primeira e a segunda fase da pesquisa. Os resultados encontrados foram possíveis pela metodologia utilizada e pelo fato de que as atividades foram desenvolvidas na zona de desenvolvimento proximal dos sujeitos da pesquisa, caracterizada por Vigotski pela necessidade de mediação do professor e dos colegas mais capazes. |
Abstract: | The paper analyzed how the biological phenomenon of spawning may contribute to establish possible connections between the teaching of Science and Environmental Education in the daily life of pupils in the 7th grade of elementary education at a state school in the city of Ladário/MS. A qualitative action research was conducted, divided into two phases. In the first phase, the pupils answered a questionnaire and made a comic book to express the knowledge they had about the theme, so as to establish in what level of cognitive development they were, according to Vygotsky’s theory. In the second phase, after analyzing the answers and the comics, the theme Fish was introduced in dialogued classes and extracurricular activities, totaling 20 hours. In the end, the pupils answered the question again about the concept of spawning and produced the comic book in groups so as to reveal the progress made. The collected data were considered according to the "Categorical Content Analysis." The research was based on Lev Vygotsky Semionovich’s theory, which seeks to understand the relationship between humans and their physical and social environment, from the sociohistorical approach. The knowledge progress was relevant, when comparing the two research stages. The results were made possible by the methodology used and because the activities were developed within the research subjects’ zone of proximal development, characterized by Vygotsky as the need for mediation by the teacher and more capable peers. |
Palavras-chave: | teoria sócio-histórica socio-historical theory representação gráfica graphic representation alfabetização científica scientific literacy piracema piracema |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11304 |
Data do documento: | 22-Ago-2012 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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