Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11299
Tipo: Dissertação
Título: Temas geradores de educação ambiental no Projeto Florestinha– espaço educador sustentável não formal
Título(s) alternativo(s): Themes generating environmental education in the Florestatinha Project – non-formal sustainable educational space
Autor(es): Parrela, Eveny Cristiane Lino
Primeiro orientador: Broch, Synara Aparecida Olendzki
Resumo: Este trabalho tem por objetivo, levantar temas geradores de educação ambiental para confecção de material didático pedagógico do Projeto Florestinha Unidade I, pertencente ao Batalhão de Policia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul. O Projeto Florestinha desenvolve ações socioambientais com crianças e adolescentes de sete a dezesseis anos em situação de vulnerabilidade social, com vistas a auxiliar na formação de cidadãos críticos e inseridos no meio social, político e ambiental. Os alunos do projeto são chamados carinhosamente de “florestinhas”. Mesmo realizando Educação Ambiental há mais de 20 anos, tanto o Batalhão de Polícia Militar Ambiental quanto o Projeto Florestinha nunca foram submetidos a qualquer avaliação das técnicas e métodos empregados, ou as ações foram sistematizadas. Nesta perspectiva, e inquietação de consolidar temas geradores para elaboração de materiais didático-pedagógicos do Projeto Florestinha, por meio do levantamento da percepção ambiental dos florestinhas, para construção e interpretação de mapas mentais, conforme a metodologia de Kozel (2007), e redução temática com a equipe multidisciplinar de colaboradores do Projeto Florestinha. Além da análise dos mapas mentais também foi utilizado para construção metodologia dos temas geradores, uma adaptação da dinâmica de investigação temática proposta por Paulo Freire (1987), sistematizada por DELIZOICOV (1991) a análise de discurso dos diálogos com os participantes foi utilizada a análise textual discursiva desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2007). Durante o levantamento dos temas geradores foi possível observar que os florestinhas possuem conceitos sobre ambiente e entendem que o homem é parte do meio. E sugerem ainda que as ações sustentáveis não significam manter o ambiente intocável. A construção coletiva oportunizou a equipe multidisciplinar a enxergar a EA de forma crítica, oportunizando novas reflexões e conceitos. Foram identificados os temas geradores: reciclagem/coleta seletiva, desmatamento/reflorestamento, fontes de energia e o último poluição ambiental, sugerido pela equipe de participantes como tema macro. Por fim esta pesquisa sugere a utilização dos temas geradores nos materiais didáticos do Projeto Florestinha de forma mais ampla, e que seja voltada para a inclusão de questões sociais e culturais relacionadas aos problemas ambientais locais.
Abstract: The objective of this work is to raise themes that generate environmental education for the preparation of pedagogical didactic material of the Florestinha Project I, belonging to the Environmental Military Police Battalion of Mato Grosso do Sul. The Florestinha Project develops socioenvironmental actions with children and adolescents from seven to sixteen years in a situation of social vulnerability, aiming to assist in the formation of critical citizens and inserted in the social, political and environmental environment. The students of the project are affectionately called "florestinhas". Even carrying out Environmental Education for more than 20 years, both the Environmental Military Police Battalion and the Florestinha Project have never been subjected to any evaluation of the techniques and methods employed, nor have actions been systematized. In this perspective, and the concern to consolidate generative themes for the elaboration of didactic- pedagogical materials of the Florestinha Project, by means of the survey of the environmental perception of the florestinhas, for construction and interpretation of mental maps, according to the methodology of Kozel (2007), and thematic reduction with the multidisciplinary team of Project Florestinha collaborators. In addition to the analysis of mental maps was also used to construct generative themes methodology, an adaptation of the dynamics of thematic research proposed by Paulo Freire (1987), systematized by Delizoicov (1991) the discourse analysis of the dialogues with participants was used the analysis textual discourse developed by Moraes and Galiazzi (2007). During the survey of the generating themes it was possible to observe that the florestinhas have concepts about environment and understand that the man is part of the environment. And they also suggest that sustainable action does not mean keeping the environment untouchable. The collective construction enabled the multidisciplinary team to view EA in a critical way, providing new reflections and concepts. The following themes were identified: recycling / selective collection, deforestation / reforestation, energy sources and the last environmental pollution, suggested by the team of participants as a macro theme. Finally, this research suggests the use of generative themes in the teaching materials of the Florestinha Project in a broader way, and that is focused on the inclusion of social and cultural issues related to local environmental problems.
Palavras-chave: Projeto Social
Ensino não Formal
Educação Ambiental
CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11299
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eveny Cristiane Lino Parrela .pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons