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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11298
Tipo: | Dissertação |
Título: | Elaboração de sinais de libras para conceitos de biologia celular |
Título(s) alternativo(s): | Elaboration of language signs for cell biology concepts |
Autor(es): | Mello, Evelyn Bernardino |
Primeiro orientador: | Gobara, Shirley Takeco |
Resumo: | Este trabalho tem como tema de pesquisa o ensino de biologia para surdos e teve como objetivo geral investigar o processo de elaboração de sinais de Libras pelos professores surdos realizado de forma colaborativa para conceitos de Biologia Celular. Todos os professores participantes residem em Campo Grande-MS e são funcionários do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS). Esta pesquisa foi motivada pela escassez de trabalhos científicos na área de ensino de biologia para surdos, pela dificuldades dos intérpretes em traduzir os conceitos da biologia para libras e pelo interesse dos próprios professores surdos que frequentam o CAS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo colaborativa que foi realizada a partir do oferecimento de uma formação aos professores surdos, que participaram voluntariamente da pesquisa. Essa formação foi organizada na forma de uma sequência didática e desenvolvida em três etapas. Na primeira etapa houve o diálogo com intérpretes, para investigar as dificuldades vividas por esses profissionais no ensino de biologia. Na segunda etapa o mesmo diálogo foi realizado com os professores surdos do CAS, para subsidiar o planejamento e o desenvolvimento da formação que estava prevista para iniciar a partir dos conteúdos sobre a biologia celular até divisão celular mitótica e era preciso levantar os conhecimentos prévios do participantes. Os resultados desta etapa evidenciaram a necessidade de reestruturar o cronograma de desenvolvimento da sequência e a escolha dos conteúdos a serem trabalhados com os professores para o desenvolvimentos da pesquisa. A terceira etapa foi a implementação das aulas as quais foram sendo planejadas e desenvolvidas durante a aplicação da sequência. Os processos de intervenções ocorreram de forma participativa ao longo de seis encontros, com duas horas cada, durante o desenvolvimento da sequência didática. Os membros do grupo eram incentivados a interagir e tirar dúvidas com o grupo de especialistas, e essas interações foram significativas para a reflexão sobre os conceitos espontâneos, identificados durante o desenvolvimento da sequência, e sobre os conceitos científicos. Toda a pesquisa foi desenvolvida embasada nos pressupostos da teoria histórico-cultural de Vygotsky e os dados levantados nos encontros foram obtidos por meio das filmagens e analisados usando análise microgenética. Os sinais foram propostos e elaborados de forma colaborativa durante a formação e os professores surdos criaram cinco novos sinais de Libras: sistemas, autótrofo, heterótrofo, célula procarionte e célula eucarionte. |
Abstract: | The present work has as a research theme the teaching of Biology for the deaf people. The general objective was to investigate the process of drawing signs of Brazilian sign language (LIBRAS) by deaf teachers, carried out in a collaborative way for concepts of cellular biology. All participating teachers reside in Campo Grande-MS and are employees of the Training Center for Education and Deaf People (CAS) Professionals. This research was motivated by the scarcity of scientific work in the field of biology teaching for the deaf, by the difficulties of interpreters in translating the concepts of biology into language signs and by the interest of the deaf teachers who attend the CAS. It is a qualitative- collaborative research that was carried out from the offering of a training to the deaf teachers, who participated voluntarily of the research. This formation was organized in the form of a didactic sequence and developed in three stages. In the first one, there was the dialogue with interpreters, to investigate the difficulties experienced by these professionals in the teaching of biology. In the second stage, the same dialogue was carried out with the deaf teachers of the CAS, to subsidize the planning and development of the training that was expected to start from the contents on the cellular biology until mitotic cell division, performing a survey of the previous knowledge of the participants. The results of this stage evidenced the need to restructure the schedule development of the sequence and the content choice to be worked with the teachers for the research development. The third step was the implementation of the classes, which were planned and developed during the sequence application. The intervention processes occurred in a participative way during six meetings, with two hours each, during the development of the didactic sequence. The group members were encouraged to interact and question the group of experts, and these interactions were significant for reflection on the spontaneous concepts identified during the sequence development and on scientific concepts. All the research was developed based on the assumptions of the historical-cultural theory of Vygotsky and the data collected in the meetings were obtained through the filming and analyzed using microgenetic analysis. The signals were proposed and elaborated collaboratively during the training and the deaf teachers created five new signs of LIBRAS: Systems, Autotroph, Heterotroph, Prokaryote Cell and Eukaryotic Cell. |
Palavras-chave: | Ensino de Biologia Criação de Sinais de LIBRAS Conceitos de Biologia em LIBRAS |
CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11298 |
Data do documento: | 2018 |
Aparece nas coleções: | INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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