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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11296
Tipo: | Dissertação |
Título: | A formação inicial de professores de ciências biológicas: limitações e contribuições da práxis no exercício docente campo |
Título(s) alternativo(s): | The initial training of biological science teachers: limitations and contributions of praxis in the teaching field |
Autor(es): | SOUZA, EMILYN DE OLIVEIRA |
Primeiro orientador: | MACHADO, VERA DE MATTOS |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da elaboração de Sequências Didáticas (SD), para o ensino e aprendizagem em Ciências, como possibilidade de associar a teoria com a prática na formação docente inicial em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O estudo conta com a participação de nove licenciandos, sendo quatro licenciandos matriculados no 5º semestre e cinco licenciandos matriculados no 7º semestre, ambos oriundos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. No que se refere a formação inicial de professores, esta investigação aponta inúmeras mudanças em termos legais que nortearam os cursos de licenciaturas, fundamentada em referenciais teóricos que discutem o processo histórico da formação dos profissionais da educação básica no Brasil. A metodologia ancora-se na abordagem Qualitativa de cunho Colaborativo, na qual propicia o pesquisador interagir com os participantes e favorecer momentos de discussão e reflexão referentes os saberes teóricos e práticos e a formação docente, permitindo (re) pensar e modificar práticas relacionadas ao exercício da docência. Foi feita a realização das seguintes etapas desta investigação que consistiu nas análises do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), das respostas dos licenciandos descritas em questionários, dos diálogos obtidos por meio da gravação e transcrição dos áudios nos encontros colaborativos e das SD elaboradas. Os dados coletados foram analisados de acordo com a Análise do Conteúdo, mediante a estruturação de categorias. A análise dos dados possibilitou verificar que nas ementas das disciplinas de Prática de Ensino dispostas no PPC apresentam conteúdos de dimensões teóricas (saber) e práticas (saber fazer). Verificamos que os licenciandos possuem diferentes percepções e conhecimentos sobre os temas relacionados a prática docente e que de certa maneira são influenciados pelas experiências pessoais, escolares e acadêmicas vivenciadas por eles ao longo da formação. Além disso, destacamos que a formação desenvolvida, para estudo, reflexão, discussão, elaboração e análise das SD propiciou a introdução de novos conhecimentos voltados para o ensino e aprendizagem dos conhecimentos científicos. Ressaltamos que durante a formação proposta e elaboração das SD propiciou relacionar a teoria com a prática levando os licenciandos a repensar e refletir sobre a própria prática pedagógica. Todavia, acreditamos ser necessário que a relação da teoria com a prática seja presente durante todo o processo formaativo docente e não apenas em situações isoladas do curso ou em determinadas disciplinas. |
Abstract: | The present research has as objective to analyze the contributions of the elaboration of Didactic Sequences (SD), for teaching and learning in Sciences, as a possibility to associate the theory with the practice in the initial teacher training in a Bachelor's degree in Biological Sciences. The study counts on the participation of nine graduates, four graduates enrolled in the 5th semester and five graduates enrolled in the 7th semester, both of whom came from the Licentiate course in Biological Sciences of the Federal University of Mato Grosso do Sul. Of teachers, this research points out numerous changes in legal terms that guided undergraduate courses, based on theoretical references that discuss the historical process of the training of basic education professionals in Brazil. The methodology is anchored in the Collaborative Qualitative Approach, which allows the researcher to interact with the participants and foster discussion and reflection moments regarding theoretical and practical knowledge and teacher training, allowing (re) thinking and modifying practices related to the exercise of teaching. The following stages of this investigation were carried out, which consisted of the analyzes of the Pedagogical Project of the Course (PPC), the answers of the graduates described in questionnaires, the dialogues obtained through the recording and transcription of the audios in the collaborative meetings and the SD elaborated. The data collected were analyzed according to the Content Analysis, through the structuring of categories. The analysis of the data made it possible to verify that in the syllables of the Teaching Practice disciplines set out in the PPC they present contents of theoretical (knowledge) and practical (know-how) dimensions. We verified that the licenciandos have different perceptions and knowledge on the subjects related to the teaching practice and that in a way they are influenced by the personal, scholastic and academic experiences experienced by them during the formation. In addition, we emphasize that the training developed for the study, reflection, discussion, elaboration and analysis of DS has led to the introduction of new knowledge aimed at the teaching and learning of scientific knowledge. We emphasize that during the proposed formation and elaboration of the SD, it was possible to relate the theory to the practice, leading the graduates to rethink and reflect on the pedagogical practice itself. However, we believe it is necessary that the relationship between theory and practice be present throughout the teaching training process and not only in isolated situations of the course or in certain disciplines. |
Palavras-chave: | docência teaching professores de ciências e biologia science and biology teachers teoria antropológica do didático anthropological theory of teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11296 |
Data do documento: | 8-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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