Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11295
Tipo: | Dissertação |
Título: | Entrelaçando conhecimentos e saberes: educação ambiental na escola municipal indigena marcolino lili - Aquidauana/MS |
Título(s) alternativo(s): | Intertwining knowledge and wisdom: environmental education at the Marcolino Lili Indigenous Municipal School - Aquidauana/MS |
Autor(es): | Nascimento, Elisangela Castedo Maria do |
Primeiro orientador: | Zanon, Angela Maria |
Resumo: | Este trabalho desenvolve uma análise das propostas de Educação Ambiental presentes nos livros didáticos e na sua utilização pedagógica, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Indígena Marcolino Lili, localizada na aldeia indígena Lagoinha, Distrito de Taunay, Zona Rural do Município de Aquidauana-MS. Foi realizada uma análise crítica de caráter exploratório, descritivo e qualitativo baseado em Ludke e André (1986). Trata-se, portanto de um estudo de caso porque visa à descoberta, a interpretação em contexto, buscando retratar a realidade completa e profunda. Por essa razão a fundamentação teórica baseia-se na Educação Problematizadora, na concepção de Paulo Freire, que enfatiza, dentre outros fatores o respeito que o educador deve ter pelo conhecimento que o educando traz para a escola. Em relação à Educação Ambiental o texto foi fundamentado nas concepções de Isabel Cristina de Moura Carvalho, Edgar Morin, Eenrique Leff, Marcos Reigota entre outros, priorizando a problematização dos conhecimentos a partir da realidade imediata, questionando-os em sua relação com a natureza. E para desenvolver a análise de conteúdo das entrevistas foi escolhido como referencial teórico as concepções de Sossai et al (1997) e Bardin (2006). O trabalho foi executada em 4 etapas: A primeira etapa consistiu em assistir as aulas dos professores indígenas optando pela ―observação participante‖. Na segunda etapa foram realizadas entrevistas fechadas com os professores. Na etapa três foi realizado o levantamento de histórias e lendas Terena com entrevistas não estruturadas. Na quarta etapa foram realizadas as análises de textos dos livros didáticos utilizados pelos professores indígenas. As observações das aulas apontaram que os professores indígenas são conhecedores de variados métodos de ensino, mas não existe, em sua maioria, uma preocupação em introduzir a EA nos conteúdos de ensino, a não ser em dias comemorativos dedicados às questões ambientais. Por meio de entrevistas verificou-se que os professores possuem uma visão simplista sobre meio ambientes, sendo necessário espaços para discussão e exercício da reflexão. As histórias e lendas terena foram levantadas e listadas para futura construção de um material didático específico, intercultural e bilíngue que ajudará o professor na análise das questões socioambientais locais. A análise dos livros didáticos indicou as áreas de geografia e ciências com maior concentração de textos voltados ao trabalho com a EA. O levantamento de materiais específicos demonstrou a pouca produção apontando a necessidade de se pensar em processos de capacitação coordenados pela escola objetivando a construção de materiais didáticos específicos e bilíngües reunindo os saberes historicamente produzidos pelas comunidades indígenas para o estabelecimento do diálogo intercultural. |
Abstract: | This paper presents an analysis of the proposed Environmental Education in the didactic books and in its pedagogical use, in the First Years of the Fundamental Teaching of the municipal Indian school called Marcolino Lili, located in the Indian village named Lagoinha, District of Taunay, Rural Zone of Aquidauana City (MS). It was carried out a critical analysis of a descriptive, exploratory, and qualitative character, according to Ludke and André (1986). It is a case study because it has the purpose of discovering, understanding in a context, in order to deal with a complete and deep reality. In this way, the theoretical support is based in the Problematizing Education, in the conception of Paulo Freire, who emphasizes the respect that the educator must have with the knowledge that the student brings to school. Concerning the Environmental Education the text was based on the conceptions defended by Isabel Cristina de Mora Carvalho, Edgar Morin, Henrique Leff, Marcos Reigota and others, firstly considering the problematizing of the knowledge in immediate reality, questioning them (the Indian teachers) considering their relation with the nature. In order to develop a content analysis of the interviews it was chosen as a theoretical reference the conceptions of Sossai at al (1997) and Bardin (2006). The research was developed in four stages: the first one was consisted of attending the classes of the Indian teachers choosing the ―participating observation‖. In the second stage closed interviews were carried out with the teachers. In the third stage it was carried out a collecting of histories and Terena Legend with non-structured interviews. In the fourth stage the didactic books used by the teachers were analyzed. The observation of the classes showed that the Indian teachers know many ways of teaching, but they do not worry about introducing the environmental education in their contents, except on celebrative days dedicated to environmental subjects. Based on the interviews it was verified that the teachers have a very simple vision of the environment what shows that it is necessary a space for discussions in order they reflect about that. The histories and Terena legends were told and listed to a future construction of a specific, intercultural and bilingual didactic material that will help the teacher to analyze the local socio-environmental subjects. The analysis of the didactic books indicated the Geography and Science areas with the most concentration of texts related to work with Environmental Education. The collecting of specific materials demonstrated a little production evidencing the necessity of thinking about the process of capacitating the teacher under the coordination of the and in the school pointing to the elaborating of specific and bilingual didactic materials joining the knowledge historically produced by the Indian communities with the purpose of establishing the intercultural dialogue. |
Palavras-chave: | Educação Ambiental Educação Indígena Livro Didático |
CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11295 |
Data do documento: | 2011 |
Aparece nas coleções: | INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elisangela Castedo Maria.pdf | 26,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons