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Tipo: Dissertação
Título: Atlas digital de bacia hidrográfica e educação ambiental problematizadora: por uma geografia escolar de diálogos e pronúncias
Título(s) alternativo(s): Digital river basin atlas and problematizing environmental education: towards a school geography of dialogues and pronunciations
Autor(es): Silva, Eduardo de Souza Britto da
Primeiro orientador: Vargas, Icléia Albuquerque de
Resumo: A problemática ambiental contemporânea desafia os educadores a instigar os alunos a compreender o espaço em que vivem e perceber as responsabilidades de suas ações, estimulando suas capacidades críticas. Espera-se também que os eventos ambientais globais, tão explorados nos livros didáticos, possam ser de certa forma, aproximados da realidade do aluno Para tanto, é necessário recorrer a materiais didáticos alternativos e diversos, produzidos a partir da realidade próxima da Escola e do cotidiano do aluno. Para trabalhar essa aproximação na Geografia Escolar, sugere-se a Bacia Hidrográfica como o recorte espacial que melhor propicia a compreensão das relações entre a sociedade e o meio ambiente locais. Assim, neste trabalho é apresentado o Atlas Digital da Bacia Hidrográfica do Córrego Bálsamo (Campo Grande, MS), um recurso didático- pedagógico construído sob os pressupostos da Educação Problematizadora de Paulo Freire. A produção deste material foi norteada por duas questões principais: 1) as situações codificadoras acerca da problemática ambiental do espaço de vivência, levantadas a partir do diálogo e da pronúncia da comunidade local e dos alunos da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues, localizada na Bacia Hidrográfica do Córrego Bálsamo; 2) a potencialização de temas geradores a partir da utilização do Atlas Digital da Bacia Hidrográfica do Córrego Bálsamo como recurso didático nas aulas de Geografia. A abordagem utilizada foi a da pesquisa qualitativa, recorrendo a instrumentos metodológicos como a elaboração e análise de mapas mentais (Metodologia Kozel, 2007), a elaboração e aplicação de plano de aula, o registro fotográfico, o levantamento documental, o estabelecimento de diálogos, a revisão bibliográfica e a elaboração do Atlas. Foi realizada uma investigação temática na Bacia Hidrográfica do Córrego Bálsamo, pautada na dialogicidade e na pronúncia, para levantar as situações codificadoras que contribuíram para a seleção dos temas abordados pelo Atlas. Após, objetivando a problematização, foi produzido o Atlas Digital que foi logo depois aplicado com os alunos do 7º Ano do ensino fundamental da escola pesquisada, visando ao levantamento dos temas geradores, para, em seguida, novamente levantar os mapas mentais dos alunos possibilitando a pronúncia. Como resultado foi possível constatar que o Atlas Digital pode ser um importante recurso para permitir a emersão da pronúncia, identificando as principais inquietações ambientais dos alunos e provocando, no grupo, a reflexão crítica.
Abstract: The contemporary environmental issues challenging educators to urge students to understand the space in which they live and understand the responsibilities of their actions, stimulating their critical faculties. It is also hoped that the global environmental events, as explored in textbooks, may be somewhat approximate the student's reality therefore, it is necessary to use alternative instructional materials and miscellaneous manufactured from the reality of the school and the next the student every day. For this approach to work in Geography School, suggest the basin as the spatial area that provides better understanding of the relationship between society and the local environment. Thus, this work presents the Digital Atlas of watershed of Balsamo (Campo Grande, MS), a teaching resource and pedagogical assumptions built under the Problem of Education by Paulo Freire. The production of this material was guided by two main issues: 1) coding situations about the environmental problem of living space, arising from dialogue and pronunciation of the local community and students of the Escola Estadual José Barbosa Rodrigues, located in the Watershed of Balsamo, 2) the potential of generating themes from the use of the Digital Atlas of Watershed of Balsamo in the classroom as a teaching resource for Geography. The approach used was qualitative research, using methodological tools such as the preparation and analysis of mental maps (Methodology Kozel, 2007), the development and implementation of lesson plan, the photographic record, the documentary survey, the dialogues, the literature review and preparation of the Atlas. We conducted a thematic research on Balsamo´s Watershed, based on dialogue and pronunciation, to raise the coding situations that contributed to the selection of themes addressed by Atlas. After aiming the questioning, was produced the Digital Atlas was soon after applied to students of the 7th year of elementary school the school studied, aiming at the collection of generating themes for, then back up the mental maps of the students enabling pronunciation. As a result, we determined that Atlas Digital may be an important resource to enable the emergence of pronunciation, identifying the main environmental concerns of students and resulting in the group, critical reflection.
Palavras-chave: Atlas Digital
Educação Ambiental
Bacia Hidrográfica
Geografia Escolar
Paulo Freire
CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11290
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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