Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11282
Tipo: Dissertação
Título: A formação de professores de ciências: reflexões a partir da construção de um jogo sobre os ciclos biogeoquímicos
Título(s) alternativo(s): The training of science teachers: reflections based on the construction of a game about biogeochemical cycles
Autor(es): GONDIN, CRISTIANE MIRANDA MAGALHAES
Primeiro orientador: MACHADO, VERA DE MATTOS
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar de que maneira a construção coletiva de um jogo didático sobre ciclos biogeoquímicos, em ações de formação, pode contribuir para a reflexão do professor sobre sua práxis. O tema proposto surgiu da dificuldade dos professores de Ciências, da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, ao ministrarem a temática para o nono ano do Ensino Fundamental, bem como a falta de recursos didáticos sobre o tema para esse nível de ensino. O estudo contou com a participação de nove professores de Ciências, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, efetivos da rede municipal. A pesquisa pautou-se em uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo descritivo e analítico do discurso dos sujeitos da pesquisa e do conteúdo gerado na elaboração do recurso didático, um jogo, para compreensão do processo de produção desse material. Os registros obtidos, por meio de gravações nas ações de formação, realizadas com os docentes foram transcritos e analisados mediante a análise do discurso proposta por Michel Pêcheux. Sob a ótica do raciocínio, analisou-se o sujeito, a história e a ideologia. Para a análise do material produzido, utilizamos a Teoria Antropológica do Didático com sua organização praxeológica proposta por Yves Chevallard, na qual analisamos as fichas do jogo elaborado. Os resultados possibilitaram investigar como os professores de Ciências trabalham os ciclos biogeoquímicos em sala de aula, os recursos e as fontes utilizadas para o planejamento. Constatamos que esses professores apresentam dificuldades relacionadas à contextualização dos conteúdos do ensino de Ciências, nos processos bioquímicos. E, por se sujeitarem ao sistema de ensino no currículo estabelecido, não percebem que o papel do professor é o de reformular e contextualizar esses conhecimentos. Sendo assim, apoiadas em nossos estudos, acreditamos que a construção coletiva de um recurso (jogo) pode contribuir com a construção de conhecimentos e qualificar o trabalho do professor. Nesse sentido, as formações de professores necessitam ser repensadas de forma a atender as exigências atuais de formação docente.
Abstract: This study aimed to verify how the collective construction of an educational game on biogeochemical cycles in training actions, may contribute to the teacher's reflection on professional practice. The study counted with the participation of nine science teachers, from 6th to 9th grade of elementary school, the staff of the Municipal Network Course Teaching Grande / MS The research was based on a qualitative approach, from a descriptive and analytical study the speech of the subjects in the training actions and generated content in the preparation of teaching resource, a game, to understand the production process of this material. Records were obtained by recording the training actions taken with the teachers and were transcribed and analyzed using discourse analysis proposed by Pêcheux. From the perspective of discourse analysis, we analyzed the subject, history and ideology. For the analysis of the material produced, used the Anthropological Theory of Didactics with his praxeological organization proposed by Yves Chevallard, in which we analyzed the records of elaborate game. The results provided an understanding on how science teachers work biogeochemical cycles in the classroom as well as the resources they use for planning their lessons. We found that these teachers have difficulties related to the context of science teaching content, in biochemical processes. And, by subjecting themselves to the education system in the established curriculum, do not realize that the teacher's role is to refine and contextualize this knowledge. We therefore believe that teacher training need to be rethought in order to meet the current requirements for teacher training and promote critical reflection of the teacher's work.
Palavras-chave: ciclos biogeoquímicos
biogeochemical cycles
teoria antropológica do didático
anthropological didactic theory
análise do discurso
discourse analysis
jogo didático
didactic game
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11282
Data do documento: 12-Dez-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTIANE MIRANDA MAGALHÃES GONDIN.pdf993,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons