Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11280
Tipo: Dissertação
Título: Microorganismos em nossa vida: uma abordagem problematizadora
Título(s) alternativo(s): Microorganisms in our lives: a problematizing approach
Autor(es): Hensel, Cintia Faiele
Primeiro orientador: Recena, Maria Celina Piazza
Resumo: Os conceitos relacionados aos microrganismos e à microbiologia são de difícil entendimento para os estudantes em sala de aula. Concorre para essa problemática a falta de contextualização entre os conhecimentos da microbiologia e o cotidiano dos alunos, o que nos exigiu reflexões sobre estratégias adotadas no ensino desse conteúdo. Assim, procurando uma forma de amenizar essa dificuldade, vimos na educação dialógica-problematizadora de Paulo Freire um caminho possível para repensar as estratégias utilizadas para o ensino dos microrganismos e da microbiologia. Dessa forma, propusemos a seguinte questão de pesquisa: De que maneira uma Sequência Didática elaborada a partir dos pressupostos da educação problematizadora de Paulo Freire pode contribuir para a construção dos conceitos sobre microrganismos, como bactérias e fungos, por parte dos alunos do 2º Ano do Ensino Médio de uma Escola Pública de Ponta Porã, MS? Para o desenvolvimento desse trabalho, os procedimentos seguiram uma adaptação da Investigação Temática freireana em que as etapas foram: Conhecimento da realidade local, consulta a documentos da escola, aplicação de questionários para o levantamento das concepções dos alunos, a codificação e a descodificação das informações obtidas, a redução temática e o desenvolvimento do tema em uma sequência didática. A sequência didática foi desenvolvida segundo a educação dialógicaproblematizadora de Paulo Freire por meio dos Momentos Pedagógicos. A pesquisa, com abordagem qualitativa, foi desenvolvida com alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública em Ponta Porã-MS. A análise dos dados foi realizada pela Análise de Conteúdo. Os temas geradores obtidos foram: Produção, Consumo e Conservação dos Alimentos. Os resultados apontaram a importância da abordagem dialógica-problematizadora para a apropriação dos conhecimentos de biologia relacionados aos microrganismos por meio do tema Alimentos, permitindo a aproximação do conhecimento do cotidiano com o conhecimento científico. Concluímos então que a sequência didática elaborada a partir da educação dialógica- problematizadora sobre a Produção, Consumo e Conservação dos alimentos foi potencialmente importante para a aprendizagem sobre microrganismos, porque os alunos foram capazes de compreender a importância desses seres ao planeta e ainda que os mesmos podem apresentar relações benéficas com o ser humano e outros seres vivos, superando assim a visão negativa que frequentemente apresentam desses organismos.
Abstract: The concepts related to microorganisms and microbiology are difficult for students to understand in the classroom. This issue is compounded by the lack of contextualization between microbiology knowledge and students' daily lives, which led us to reflect on the strategies used in teaching this content. In an effort to address this difficulty, we found in Paulo Freire's dialogical-problematizing education a possible path to rethink the strategies used for teaching microorganisms and microbiology. Thus, we proposed the following research question: How can a Didactic Sequence, developed based on the principles of Paulo Freire’s problematizing education, contribute to the construction of concepts about microorganisms, such as bacteria and fungi, among second-year high school students in a public school in Ponta Porã, MS? For the development of this study, we followed an adaptation of Freirean Thematic Investigation, with the following stages: understanding the local reality, consulting school documents, applying questionnaires to gather students’ conceptions, encoding and decoding the collected information, thematic reduction, and developing the theme into a didactic sequence. The didactic sequence was structured according to Paulo Freire’s dialogical-problematizing education through Pedagogical Moments. This qualitative research was conducted with second-year high school students from a public school in Ponta Porã-MS. Data analysis was carried out using Content Analysis. The resulting generative themes were: Food Production, Consumption, and Preservation. The results highlighted the importance of the dialogical-problematizing approach in facilitating the appropriation of biological knowledge related to microorganisms through the theme of Food, enabling the connection between everyday knowledge and scientific knowledge. We concluded that the didactic sequence, designed based on dialogical-problematizing education on Food Production, Consumption, and Preservation, was potentially significant for learning about microorganisms. Students were able to understand the importance of these organisms to the planet and recognize that they can have beneficial relationships with humans and other living beings, thus overcoming the negative perception often associated with microorganisms.
Palavras-chave: Microrganismos
Alimentos
Abordagem Problematizadora
CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11280
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CINTIA FAIELE HENSEL.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons