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Tipo: Dissertação
Título: Biomas brasileiros em atividade de educação ambiental na escola: o trabalho coletivo no desenvolvimento da interdisciplinaridade
Título(s) alternativo(s): Brazilian biomes in environmental education activities at school: collective work in the development of interdisciplinarity
Autor(es): Melo, Barbara Peviani Nascimento de
Primeiro orientador: Wiziack, Suzete Rosana de Castro
Resumo: A Educação Ambiental (EA) deve ser desenvolvida na escola de forma dinâmica, reflexiva, transformadora, numa abordagem interdisciplinar. Nesse sentido, na presente pesquisa buscamos compreender as potencialidades e os limites que emergem de uma proposta interdisciplinar em uma escola pública, por meio de um trabalho coletivo, em que se abordou o tema Biomas Brasileiros, envolvendo as disciplinas Artes, Biologia, Geografia e História. Para a investigação realizada buscamos os referenciais da pesquisa qualitativa em educação, numa perspectiva da observação participante. Os resultados encontrados evidenciam uma contribuição significativa do processo educativo para o interesse e a aprendizagem dos estudantes, que tiveram a oportunidade de compartilhar diferentes pontos de vista e diferentes conhecimentos sobre o mesmo assunto, o que permitiu o crescimento do senso crítico desses jovens. No entanto, no que se refere ao trabalho dos professores, a investigação apontou vários problemas como: o excesso de atividades durante o ano letivo, a não unanimidade do corpo docente em torno do tema, a falta de apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos dessa natureza na escola e as mudanças e os imprevistos que ocorrem durante o ano letivo, sobretudo envolvendo o corpo docente. Tudo isso influencia negativamente a prática dos professores, dificultando a inserção de ações coletivas no ambiente escolar. Compreendemos que o trabalho coletivo e o desenvolvimento da interdisciplinaridade na escola exigem melhores condições de trabalho para que o professor possa, de fato, quebrar as barreiras disciplinares que atualmente organizam o currículo escolar.
Abstract: Environmental Education (EA) should be developed in a dynamic, reflective, transformative way in an interdisciplinary approach. In this sense, in the present research we seek to understand the potentialities and the limits that emerge from an interdisciplinary proposal in a public school, through a collective work, in which the subject Biomas Brasileiros, involving the disciplines Arts, Biology, Geography and History. For the research carried out, we seek the qualitative research reference frameworks in education, from a perspective of participant observation. The results show a significant contribution of the educational process to the interest and learning of the students, who had the opportunity to share different points of view and different knowledge about the same subject, which allowed the growth of the critical sense of these young people. However, with regard to teachers' work, the research pointed to several problems, such as: excessive activities during the school year, lack of unanimity in the teaching staff, lack of financial support for the development of projects nature in the school and the changes and unforeseen events that occur during the school year, especially involving the faculty. All this negatively influences the practice of teachers, making it difficult to insert collective actions in the school environment. We understand that the collective work and the development of interdisciplinarity in the school require better working conditions so that the teacher can, in fact, break the disciplinary barriers that currently organize the school curriculum.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Interdisciplinaridade
Escola
Trabalho Coletivo
CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11275
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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