Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11273
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estações da genética do sistema ABO: uma proposta para o ensino de biologia |
Título(s) alternativo(s): | Stations of genetics of the ABO system: a proposal for teaching biology |
Autor(es): | FONSECA, ANGELITA LEAL DE CASTRO |
Primeiro orientador: | TARTAROTTI, ESTER |
Resumo: | Estações da Genética do Sistema ABO: uma proposta para o ensino de Biologia. O ensino de Biologia no ensino básico é fundamental na transformação dos sabres escolares dos educandos, que por meio dos conhecimentos das ciências biológicas aprofundam as teorias que norteiam a essência da vida dos seres vivos. O estudo do da genética do Sistema Sanguíneo ABO apresenta conhecimentos voltados tanto para cientificidade quanto para questões sociais, como transfusões, doações de sangue, tipagem sanguínea entre outros. Tal temática foi objeto de estudo desta pesquisa com professores e estudantes de uma escola pública do município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, partindo da necessidade do envolvimento dos professores e estudantes da construção da pesquisa sobre conhecimentos da genética básica e dos grupos sanguíneos ABO e com o objetivo de investigar a influência da vivência de um modelo didático do Sistema Sanguíneo ABO por meio de uma sequência didática no ensino e aprendizagem da genética de educandos do ensino médio. O desenvolvimento do modelo didático possibilitou estabelecer as relações de saberes, Saber a ser Ensinado e Saber Ensinado conforme a teoria da transposição didática. A pesquisa foi desenvolvida embasada no referencial teórico da Transposição Didática (TD) e a da Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard (1999); e também uma abordagem permeada pela pedagogia Freireana promovendo uma articulação dialógica com os educandos incluindo desafios sociais e os conceitos científicos. As investigações foram analisadas por meio da análise de conteúdo de Bardin (2001) aplicada em instrumentos de pesquisas prévios e posteriores, o instrumento posterior foi denominado roteiro de bordo. Os resultados mostraram relevância na apropriação dos conhecimentos relacionados a genética do Sistema ABO pelos estudantes analisada na vivência com modelo didático “Estações da Genética do Sistema ABO” em que os educandos desenvolveram técnicas para realização das tarefas apresentadas e assim construíram conhecimentos importantes referentes à temática. O modelo didático e sua sequência didática prioritariamente vivencial, produto educacional desta pesquisa, tem potencial de esperançar que os conhecimentos da herança genética dos grupos sanguíneos possam ser compreendidos por meio da construção de conhecimentos, convivência social e cultural nos espaços formais de educação, no caso a escola. |
Abstract: | Genetic Stations from ABO System: a proposal for the teaching of Biology. The teaching of Biology in basic education is fundamental in the transformation of the school knowledge from the learners, who through the knowledge of the biological sciences deepen the theories that guides life essence of living beings. The genetics study from ABO Blood System presents knowledge oriented both scientificity and social issues, such as transfusions, blood donations, blood typing, among others. This theme was the object of study about this research with teachers and students of a public school in Campo Grande, Mato Grosso do Sul, starting from the necessity of the involvement from teachers and students in the construction of the research on knowledge of basic genetics and ABO blood groups and with the purpose of investigating the influence of the experience from a didactic model about ABO Blood System through a didactic sequence in the teaching and genetic learning to high school students. The development of the didactic model made it possible to establish the relations of knowledge, Knowing to be Taught and to Know Taught according to the theory of didactic transposition. The research was developed based on the theoretical framework of Didactic Transposition (TD) and the Anthropological Theory of Didactics (TAD) Yves Chevallard's (1999); and also an approach permeated by Freireana pedagogy promoting a dialogical articulation with students including social challenges and scientific concepts. The investigations were analyzed through the content analysis of Bardin (2001) applied in previous and later research instruments, the later instrument was called on-board script. The results showed relevance in the appropriation of the knowledge related to ABO System genetics by the students analyzed in the experiment with didactic model "Genetics Stations from ABO System" which the students developed techniques to performing the tasks showed and then built important knowledge allusive to the subject. The didactic model and its didactic sequence, which is the primary educational product of this research, has the potential to hope that genetic inheritance knowledge from the blood groups can be understood through knowledge construction, social and cultural way to live on the formal educational spaces, in this case, the school. |
Palavras-chave: | genética genetics grupos sanguíneos blood groups transposição didática didactic transposition |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11273 |
Data do documento: | 13-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANGELITA LEAL DE CASTRO FONSECA.pdf | 3,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons