Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11272
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições para o ensino de ciências do sexto ano do ensino fundamental de Mato Grosso do Sul: formação continuada de professores em astronomia incluindo aspectos da etnoastronomia indígena e africana
Título(s) alternativo(s): Contributions to science teaching in the sixth year of elementary school in Mato Grosso do Sul: continued training of teachers in astronomy including aspects of indigenous and African ethnoastronomy
Autor(es): Zanatti, Andrea Walder
Primeiro orientador: Siqueira, Onofre Salgado
Resumo: O presente trabalho é uma proposta de contribuição com o ensino de Ciências da Natureza nas classes do 6° ano do ensino fundamental da rede pública de ensino de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. O interesse pelo 6° ano do ensino fundamental deu-se porque é nesta etapa de ensino que os componentes curriculares são ministrados por especialistas de cada área. Com este foco e como primeiro passo da pesquisa, realizou-se a análise de documentos oficiais que norteiam os conteúdos ministrados nesta etapa de ensino, tais como, Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais e Referenciais Curriculares da rede estadual e municipal de Campo Grande/MS. Posterior à análise dos documentos oficiais, realizou-se levantamento de dados para averiguar quais livros didáticos foram mais adotados pelas escolas estaduais, pois se sabe que o livro ainda é o principal instrumento de apoio didático dos docentes; selecionaram-se quatro coleções para análise, sendo que três representaram quase 90% das coleções adotadas pelas unidades escolares estaduais de Campo Grande/MS e uma a melhor avaliada pela comissão do MEC. As análises indicaram que os livros didáticos não estão em consonância com os Referenciais Curriculares do Estado de Mato Grosso do Sul (a saber: História do Universo, Sistema Solar e origem dos seres vivos) bem como a existência de vários erros conceituais. Além disso, as coleções (com exceção de uma que o fez de maneira equivocada) não apresentaram as contribuições das astronomias e africanas como preconizam as leis. Assim, elaboramos um gibi, dirigido aos alunos do 6º ano, com a finalidade de apresentar as construções científicas relevantes dos povos indígenas e dos africanos no que com relação a esses conteúdos. Adicionalmente, considerando-se que os professores e professoras que ministram aulas de Ciências em escolas estaduais de MS tem sua formação acadêmica em Ciências Biológicas (cursos que não contemplam Astronomia nas suas matrizes curriculares) desenvolvemos uma sequência didática e um curso, na forma de oficinas, para esses docentes. A avaliação do curso se deu ao longo de todas as atividades desenvolvidas, por meio de anotações em diário de campo e, posteriormente, pelo acompanhamento das aulas desses docentes em suas escolas. Pode-se constatar que houve evolução dos conceitos anteriormente apresentados pelos docentes, embora alguns conceitos alternativos não tenham sido superados. Observou-se também que a aceitação do gibi pelos alunos foi muito boa, em geral. Fatos relacionados com a comunidade onde a escola está localizada, embora não tenham sido alvo de nossa pesquisa, mostraram-se de extrema importância no desempenho das aulas. Perspectivas de trabalhos futuros envolvendo o aprimoramento e a confecção de novos materiais didáticos são apresentados.
Abstract: This work is a proposal for a contribution to the teaching of Natural Sciences classes of 6th grade of elementary education in public schools in Campo Grande, Mato Grosso do Sul. My interest in the 6th grade of elementary school has its ground in the fact that in this stage of education the curriculum components are taught by specialists in each area. With this focus, and as a first step of the search, official documents that guide the contents taught in this stage of education were analyzed, such as the National Curriculum Parameters of Natural Sciences and the Curriculum Frameworks, both of the State as well as the County (Campo Grande). After these analysis, a survey data was carried out to ascertain which textbooks were most adopted by state schools, since it is known that the book is still the main instrument for didactic support of teachers; four collections were selected for analysis, three of which accounted for almost 90% of collections adopted by state school units in Campo Grande / MS, and a fourth one as the best evaluated by the MEC committee. Such analyses indicated that the textbooks are not in line with the Curriculum Frameworks in the State of Mato Grosso do Sul (namely: History of the Universe, Solar System, and origin of living beings) as well as the existence of several conceptual errors. Besides, the collections (except for one that did mistakenly) did not show the contributions of African and Indigenous Astronomies as recommended by the laws. Thus, we developed a comic book, aimed at students of the 6th year, in order to presenting the relevant scientific constructions of indigenous and Africans peoples concerning to these contents. Additionally, considering that the teachers who work with science lessons in state schools of Mato Grosso do Sul has their academic background in Biological Sciences (courses that do not include Astronomy in their curriculum matrices), we developed workshops turned to an instructional sequence and a course to these teachers. The course rating took over all activities through notes in the field journal and, subsequently, for monitoring lessons of these teachers in their schools. It can be seen that there was evolution of the concepts previously presented by teachers, although some alternative concepts have not been overcome. It was also observed that, in general, the acceptance of comics by students was very good. Facts relating to the community where the school is located, though they have not been the target of our research, were extremely important in classe performances. Perspectives for future work involving the improvement and preparation of new teaching materials are presented.
Palavras-chave: Formação de Professores
Ensino de Astronomia
Material Didático
CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11272
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREA WALDER ZANATTI.pdf6,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons