Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11269
Tipo: | Dissertação |
Título: | A mediação de uma intervenção didática para evolução de conceitos sobre insetos (Arthropoda: insecta) no ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | The mediation of a didactic intervention to evolve concepts about insects (Arthropoda: insecta) in elementary school |
Autor(es): | Mattos, Amanda Palhano Ishy de |
Primeiro orientador: | Silva, Lenice Heloisa de Arruda |
Resumo: | O presente trabalho se insere no Ensino de Ciências, ao ter como objetivo investigar e construir uma proposta metodológica que contribua para o processo de ensino e de aprendizagem em ciências no que se refere ao conteúdo sobre os insetos. Objetiva também investigar como acontece o processo de evolução conceitual sobre este tema, em alunos do nível fundamental, a partir de uma intervenção didática, sendo, neste caso, uma atividade orientadora de ensino, fundamentada em uma perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. O interesse no estudo desse tema provém do fato de que atualmente os insetos constituem aproximadamente 66% de todas as espécies animais descritas, têm as mais diversas funções ecológicas no ambiente e, o ensino deste conteúdo em Ciências, muitas vezes não contribui para a compreensão da importância destes animais. A intervenção didática proposta, construída de modo a favorecer a construção de conceitos apresentada por Vygotsky, foi mediada em uma turma de alunos com idades entre 8 e 14 anos. As interações que aconteceram durante esta mediação foram filmadas e transcritas. Como resultado, este trabalho apresenta nove episódios destas interações que foram investigados por meio da Análise Microgenética. No decorrer dos episódios, podemos acompanhar o processo de evolução conceitual e, identificamos indícios das fases da construção de conceitos que alguns alunos estavam em relação ao conceito central “inseto”. Neste contexto identificamos que uma das principais dificuldades de ensino e aprendizagem sobre o tema insetos está na compreensão das características e na concepção que os alunos têm sobre os animais e não apenas dos insetos. Concluímos que a atividade orientadora de ensino proposta favoreceu o processo de evolução conceitual nos alunos, houve apropriação de conceitos e para que haja uma abordagem adequada do conteúdo sobre os insetos no Ensino Fundamental, há a necessidade de uma abordagem específica sobre os insetos e sua importância especialmente durante o período de formação inicial dos professores de ciências. |
Abstract: | The aim of this work is to investigate and build a methodology proposition that contributes to the process of teaching and learning about the theme insects in science teaching. It also aims to investigate how does the conceptual evolution process about the insects happens in students from elementary level, from a didactic intervention which is, in this case, a teaching guiding activity, based on a historical and cultural perspective of human development. The interest in this subject stems from the fact that currently the insects constitute about 66% of all described animal species and they play the most diverse environmental roles. Nevertheless, the teaching of this theme in science often does not contribute to the comprehension of these animals importance. This didactic intervention proposition has been built in the intention of being in side with the theory about the concepts construction by Vygotsky. It has been mediated in a class of students aged 8 to 14 years. The interactions that happened during the mediation have been recorded and transcribed. As a result, this work defines nine episodes of interactions which were investigated by Microgenetic Analysis. As the episodes happen in the text, we can identify the evidences of concepts construction stages, following the process of conceptual evolution of the students about the central concept "insect". In this context we identified that one of the main difficulties of teaching and learning about the theme insects is the understanding of the characteristics and the conception students have about animals, not only about the insects. We conclude that the teaching guiding activity proposed favored the process of conceptual evolution and the appropriation of concepts by the students. In order to occur an adequate approach about the theme insects in elementary school, there is a need to a more specific approach on insects and their importance especially during the graduation period, since this initial period of teaching learning defines the actions of teachers in classes. |
Palavras-chave: | Vygotsky Análise Microgenética Atividade Orientadora de Ensino |
CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11269 |
Data do documento: | 2015 |
Aparece nas coleções: | INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Amanda Palhano Ishy de Mattos.pdf | 950,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons