Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11263
Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta teórica-experimental de sequência didática sobre interações intermoleculares no ensino de química, utilizando o teste da adulteração da gasolina e corantes de urucum
Título(s) alternativo(s): A theoretical-experimental proposal for a didactic sequence on intermolecular interactions in chemistry teaching, using the gasoline adulteration test and annatto dyes
Autor(es): Pereira, Ademir de Souza
Primeiro orientador: Pires, Dario Xavier
Resumo: Esse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com alunos do ensino médio de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de propor uma sequência didática teórico-experimental, potencialmente significativa, abordando o tema Interações Intermoleculares, que será disponibilizada aos professores, visando contribuir para a melhoria do ensino de química nas escolas do município. A sequência didática, foi desenvolvida com a participação de 44 alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola da rede estadual de ensino, tendo a duração de 9 aulas de 50 minutos e foi permeada pelo referencial teórico de David Ausubel. Utilizamos como organizador prévio o teste para verificar o teor de álcool na gasolina, adaptando-o, ao longo dos experimentos, ao uso dos corantes extraídos das sementes de urucum amplamente utilizadas na região na qual essa pesquisa foi realizada. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários e observações das aulas. Ao final, 32 alunos apresentaram argumentos, evoluindo a cada etapa, tanto em participação, como na discussão em sala, evidenciando a evolução conceitual condizente com o processo de aprendizagem significativa.
Abstract: This paper reports presents the results of a research developed with students of the high school in the Dourados, Mato Grosso do Sul, with the objective of proposing a theoreticalexperimental teaching sequences, potentially significant, approaching the theme Intermolecular Interactions, that it will be showed to the teachers, seeking to contribute for the improvement of the chemistry teaching in the schools. The teaching sequence, was developed with 44 students of the last year of the high school in a public school, tends the duration of 9 classes of 50 minutes. The methodology presents the characteristics of the qualitative research, being permeated by David Ausubel's theoretical. We used as advance organizer, the test determination of the ethanol content in gasoline, adapting, along the experiments, to the use of the natural dyes of the urucum seeds thoroughly used through that research was done. The instruments used for collection of information was through the use of questionnaires and observations of the classes. At the end 32 students presented arguments, developing to each stage, as in participation, as in the discussion in room, evidencing the evolution conceptual the process of significant learning.
Palavras-chave: Interações Intermoleculares
Urucum
Sequência Didática
Aprendizagem Significativa
CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADEMIR DE SOUZA PEREIRA.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons