Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11263
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Ademir de Souza-
dc.date.accessioned2025-02-18T16:00:32Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractThis paper reports presents the results of a research developed with students of the high school in the Dourados, Mato Grosso do Sul, with the objective of proposing a theoreticalexperimental teaching sequences, potentially significant, approaching the theme Intermolecular Interactions, that it will be showed to the teachers, seeking to contribute for the improvement of the chemistry teaching in the schools. The teaching sequence, was developed with 44 students of the last year of the high school in a public school, tends the duration of 9 classes of 50 minutes. The methodology presents the characteristics of the qualitative research, being permeated by David Ausubel's theoretical. We used as advance organizer, the test determination of the ethanol content in gasoline, adapting, along the experiments, to the use of the natural dyes of the urucum seeds thoroughly used through that research was done. The instruments used for collection of information was through the use of questionnaires and observations of the classes. At the end 32 students presented arguments, developing to each stage, as in participation, as in the discussion in room, evidencing the evolution conceptual the process of significant learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInterações Intermolecularespt_BR
dc.subjectUrucumpt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.titleUma proposta teórica-experimental de sequência didática sobre interações intermoleculares no ensino de química, utilizando o teste da adulteração da gasolina e corantes de urucumpt_BR
dc.title.alternativeA theoretical-experimental proposal for a didactic sequence on intermolecular interactions in chemistry teaching, using the gasoline adulteration test and annatto dyespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pires, Dario Xavier-
dc.description.resumoEsse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com alunos do ensino médio de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de propor uma sequência didática teórico-experimental, potencialmente significativa, abordando o tema Interações Intermoleculares, que será disponibilizada aos professores, visando contribuir para a melhoria do ensino de química nas escolas do município. A sequência didática, foi desenvolvida com a participação de 44 alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola da rede estadual de ensino, tendo a duração de 9 aulas de 50 minutos e foi permeada pelo referencial teórico de David Ausubel. Utilizamos como organizador prévio o teste para verificar o teor de álcool na gasolina, adaptando-o, ao longo dos experimentos, ao uso dos corantes extraídos das sementes de urucum amplamente utilizadas na região na qual essa pesquisa foi realizada. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários e observações das aulas. Ao final, 32 alunos apresentaram argumentos, evoluindo a cada etapa, tanto em participação, como na discussão em sala, evidenciando a evolução conceitual condizente com o processo de aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADEMIR DE SOUZA PEREIRA.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons