Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1121
Tipo: Dissertação
Título: Da exclusão ao sonho: a (re)construção da identidade de adolescentes em unidade educacional de internação (UNEI) sul-mato-grossense
Autor(es): Brioli, Douglas Pavan
Primeiro orientador: Nascimento, Celina Aparecida Garcia de Souza
Resumo: Este trabalho interpreta representações dos diretores e de adolescentes infratores que cumprem medida socioeducativa de internação, delimitando-se a duas Unidades Educacionais de Internação (UNEI) masculinas, localizadas no Estado de Mato Grosso do Sul. Pretendemos ainda, interpretar confrontos entre os discursos e relações de disciplina e saber/poder. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de questionários estruturados, com o objetivo de construir um perfil dos sujeitos pesquisados e, posteriormente, por entrevistas semiestruturadas. Situa-se no campo teórico e metodológico da Análise do Discurso, inaugurada por Pêcheux (1988) e pelas contribuições de Foucault (2004) para a questão da disciplina, e também de estudiosos dos Estudos Culturais, como Silva (2000) e Hall (2005). Esta pesquisa constituiu-se em três capítulos. No capítulo I, abordamos alguns conceitos da AD francesa e dos Estudos Culturais, no que se refere à identidade. O capítulo II trata dos aspectos metodológicos, das condições de produção dos discursos e, ainda, discutimos questões sobre as crianças e os adolescentes; além de buscarmos uma compreensão discursiva da entrevista enquanto gênero discursivo. Por fim, no capítulo III, interpretamos os discursos dos sujeitos pesquisados na UNEI, com o objetivo de apreender como os adolescentes representam-se e são representados pelos diretores. Constatamos que a maioria dos adolescentes são reincidentes em atos infracionais e que suas identidades são representadas em meio a ausência da família, da escola, enfim, dos direitos estabelecidos no ECA. Os diretores, por sua vez, constituem-se na posição de educadores, com base no ECA, sensíveis às condições psíquico-sociais em que se encontram os internos; ambos reforçam o papel socioeducativo da (UNEI), porém afirmam que, sem investimentos do governo em programas sociais mais efetivos, o problema do adolescente infrator está longe de ser amenizado.
Abstract: This work interpretates the representations from directors and infractor teenagers who are under a socio-educational internation measure in two male Placement Educational Units (UNEI) situated in Mato Grosso do Sul. We have the intention to expound confrontations between the speeches and relations of behaviour and knowledge/power. The research was performed through structured questionnaires which aimed to build the profile of the subjects researched and subsequently by semistructured interviews. Situated in the theoretical and methodological field of Discourse Analysis inaugurated by Pecheaux (1988) and by Foucault’s contributions for the issue of discipline and also by scholars of Cultural Studies, such as Silva (2000) and Hall (2005). This research was set in three chapters. In chapter I, we approached some concepts from the French and from Cultural Studies, concerning identity. The chapter II approaches the methodological aspects and conditions of discourse production and there’s also the discussion of issues about children and teenagers, besides the search for a discursive understanding of interview as a discursive gender. Finally, in chapter III, we analyse the discourses of the subjects researched at UNEI, aiming to understand how the subjects represent themselves and how they are represented by the directors. We have seen that most teenagers are recidivous in infraction acts ant that their identities are represented in the families and school absence, that is, in the absence of all the rights established by ECA. The directors are constituted in the position of educators, based on ECA, who are sensitive to the psycho-social conditions of these subjects; both reinforce UNEI’s socio-educational role but they also state that, without governmental investments on more effective social programs, the problem of recidivous infractor teenagers is far from being minimized .
Palavras-chave: Análise do Discurso
Identidade
Representação
Ato Infracional
Adolescentes Infratores
Medidas Socioeducativas
Unidades Educacionais de Internação (UNEI)
Disciplina
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Reincidência
Condições Psíquico-Sociais
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1121
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:CPTL - Letras - Teses e Dissertações
Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Douglas Pavan Brioli.pdf657,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.