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Tipo: Tese
Título: O ensino de Ciências em unidades de conservação: as praxeologias desenvolvidas
Autor(es): Gondin, Cristiane Miranda Magalhães
Primeiro orientador: Machado, Vera de Mattos
Resumo: Esta tese apresenta a análise e os resultados da pesquisa realizada em uma Unidade de Conservação, situada na capital de Mato Grosso do Sul, cujo objetivo principal foi identificar as potencialidades do Parque Estadual Matas do Segredo para o desenvolvimento do ensino de Ciências em Campo Grande. Trata-se de uma abordagem qualitativa, cujo pesquisador é o elemento primordial da coleta dos registros. O texto apresenta o panorama histórico da formação docente desde a década de 1980, discutindo as políticas públicas nesse processo. Evidenciado os desafios e as contradições em relação à profissão, como a precarização do trabalho, a sobrecarga de funções e a imposição de modelos padronizados de ensino, destacando a importância da autonomia do professor. Também aborda os espaços educacionais não formais, como parques, museus e centros de ciências, que podem auxiliar no desenvolvimento do currículo de Ciências da Natureza, do Ensino Fundamental. A articulação entre esses espaços e a escola é fundamental para promover uma educação mais contextualizada e relevante para a vida dos estudantes. Para que essa articulação seja eficaz, é necessário investir na formação continuada dos professores, na criação de políticas públicas que valorizem os espaços não formais e na produção de materiais didáticos que facilitem a integração entre os diferentes ambientes de aprendizagem. A educação ambiental, nesse contexto, emerge como uma ferramenta para a exploração desses espaços, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o ambiente como um todo. Assim, para analisar as atividades do parque, utilizou-se a Teoria Antropológica do Didático com o referencial teórico-metodológico. A teoria propiciou investigar as condutas humanas nas Instituições e como o conhecimento vive em cada uma delas. Para tanto, foi utilizada a Praxeologia, um dos conceitos centrais da teoria, descrevendo tipos de tarefas, técnicas, tecnologias e teorias. Ao aplicar essa ferramenta metodológica, foi possível identificar como o conhecimento de Ciências da Natureza e de Meio Ambiente são conduzidos no espaço do parque e como as diferentes instituições influenciam o processo de Transposição Didática. Ainda, revelou a importância de compreender as complexidades do processo de ensino e aprendizagem em contextos não formais. Ao analisar as atividades do parque, foi possível identificar um quantitativo excessivo de tarefas presentes no local, e a necessidade de suporte teórico e didático para serem resolvidas em curto período de tempo. Sendo assim, o parque pode contribuir para a compreensão de conhecimentos do currículo escolar da rede municipal de ensino de Campo Grande e outras instituições de ensino, além de apresentar-se como espaço potencializador de aprendizagem, pois oferece elementos para a elaboração de propostas didáticas fortalecendo o ensino de Ciências e a Educação Ambiental.
Abstract: This Thesis presents the analysis and results of research carried out in a Conservation Unit, located in the capital of Mato Grosso do Sul, whose main objective was to identify the potential of the Matas do Segredo State Park for the development of Science teaching in Campo Grande. This is a qualitative approach, in which the researcher is the primary element in collecting records. The text presents the historical perspective of teacher training since the 1980s, discussing public policies in this process. The challenges and contradictions in relation to the profession are highlighted, such as the precariousness of work, the overload of functions and the imposition of standardized teaching models, highlighting the importance of teacher autonomy. It also addresses non-formal educational spaces, such as parks, museums and science centers, which can assist in the development of the Natural Sciences curriculum in Elementary School. The articulation between these spaces and the school is essential to promote a more contextualized and relevant education for the lives of students. For this articulation to be effective, it is necessary to invest in the continued training of teachers, in the creation of public policies that value non-formal spaces and in the production of teaching materials that facilitate integration between different learning environments. Environmental education, in this context, emerges as a tool for exploring these spaces, contributing to the formation of citizens who are more aware and committed to the environment as a whole. Therefore, to analyze the park's activities, the Anthropological Theory of Didactics was used as a theoretical-methodological framework. The theory made it possible to investigate human conduct in Institutions and how knowledge lives in each of them. For this purpose, Praxeology was used, one of the central concepts of the theory, describing types of tasks, techniques, technologies and theories. By applying this methodological tool, it was possible to identify how knowledge of Natural Sciences and the Environment are conducted in the park space and how different institutions influence the Didactic Transposition process. Furthermore, it revealed the importance of understanding the complexities of the teaching and learning process in non-formal contexts. When analyzing the park's activities, it was possible to identify an excessive number of tasks present in the location, and the need for theoretical and didactic support to be solved in a short period of time. Therefore, the park can contribute to the understanding of knowledge from the school curriculum of the municipal education network of Campo Grande and other educational institutions, in addition to presenting itself as a space that enhances learning, as it offers elements for the elaboration of didactic proposals strengthening the teaching of Science and Environmental Education.
Palavras-chave: Parque
Teoria Antropológica do Didático
Chevallard
Ensino de Ciências
CNPq: Ensino-Aprendizagem
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11066
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências



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