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Tipo: Tese
Título: PROPOSIÇÃO DE UMA ONTOEPISTEMOLOGIA PERSPECTIVISTA EMERGENTISTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(es): RICARDO CAPIBERIBE NUNES
Primeiro orientador: Wellington Pereira de Queiros
Resumo: Nesta tese, defendemos a proposição de uma ontoepistemologia que viabilize um ensino de ciências pluralista, capaz de articular uma compreensão perspectivista emergentista da dinâmica subjacente à construção do conhecimento científico. Alicerçamos a crença de que o caráter emancipador do ensino de ciências se concretiza quando fundamentado por uma base filosófica que o considera uma atividade intrínseca ao ser humano pensante, uma vez que a construção do conhecimento é a metamorfose do ser e de sua realidade. Esta perspectiva revela o significado pleno da atitude de indagação diante da realidade natural e social. Para a consecução dessa proposta, nossa pesquisa dialoga com as linhas temáticas “História, Filosofia e Sociologia da Ciência” e “Linguagens e Discursos” no Ensino de Ciências. Adotando uma abordagem que prescreve a inseparabilidade ontológica das agências intra-atuantes, integramos ontologia, epistemologia e escolhas metodológicas, enfatizando a unidade orgânica entre conteúdo e forma. Com esta abordagem, almejamos superar três desafios contemporâneos no ensino de ciências: o mito cientificista, o negacionismo científico e os desafios do pluralismo. A centralidade de nossa proposta ontoepistemológica reside na harmonização das mudanças abruptas e progressivas no conhecimento científico. Nesse contexto, adotamos uma heurística positiva, ancorada na literatura ontoepistemológica e no desenvolvimento histórico das ciências. Os objetivos da pesquisa incluem uma análise aprofundada das correntes ontológicas e epistemológicas, a investigação das raízes das confusões conceituais e a construção de um modelo ontoepistemológico que promova uma compreensão perspectivista emergentista da construção do conhecimento científico. Na categoria de Objetivos de Análise Histórica e Filosófica, planejamos investigar as interações entre valores e prática científica, analisar casos históricos como a síntese newtoniana e a gênese da Teoria da Relatividade, identificar as raízes das confusões conceituais que alimentam abordagens negacionistas e cientificistas, e conduzir uma análise exploratória das epistemologias modernas e contemporâneas. Na categoria de Objetivos para a Construção do Modelo Ontoepistemológico, estabelecemos as condições necessárias para o desenvolvimento de um modelo eficaz que promova uma compreensão perspectivista emergentista do conhecimento científico. Ademais, pretendemos que essa abordagem ontoepistemológica que harmonize mudanças descontínuas e progressivas no saber científico, elabore um modelo que esclareça a influência dos valores na construção do conhecimento científico, e ofereça fundamentos robustos que respaldem a valorização e confiança nas ciências, mesmo em meio a desafios como o cientificismo, negacionismo e pluralismo no contexto atual da Educação Científica. Para conduzir a pesquisa, optamos por uma metodologia que envolve pesquisa documental e bibliográfica, com foco em epistemologias modernas e contemporâneas, síntese newtoniana, teoria da relatividade e o método da transferência e recodificação com a topologia matemática como estruturador analógico. Desta maneira, ao integrar contribuições da análise histórica e filosófica, essa tese estabelece as condições necessárias para uma abordagem ontoepistemológica eficaz, destacando que a promoção uma compreensão perspectivista e oferecer fundamentos para uma prática educacional orientada a promoção de valores e emancipação é um imperativo para o Ensino de Ciências Contemporâneo.
Abstract: In this thesis, we advocate for the proposition of an ontoepistemology that enables a pluralistic science education, capable of articulating an emergentist perspectivist understanding of the underlying dynamics in the construction of scientific knowledge. We ground the belief that the emancipatory nature of science education materializes when founded on a philosophical basis that considers it an intrinsic activity of the thinking human being, as the construction of knowledge is the metamorphosis of the self and its reality. This perspective reveals the full meaning of the questioning attitude towards natural and social reality. To achieve this proposal, our research engages with the thematic lines of “History, Philosophy, and Sociology of Science” and “Languages and Discourses” in Science Education. Adopting an approach that prescribes the ontological inseparability of intra-acting agencies, we integrate ontology, epistemology, and methodological choices, emphasizing the organic unity between content and form. With this approach, we aim to overcome three contemporary challenges in science education: scientistic myth, scientific denialism, and the challenges of pluralism. The centrality of our ontoepistemological proposal lies in harmonizing abrupt and progressive changes in scientific knowledge. In this context, we adopt a positive heuristic grounded in ontoepistemological literature and the historical development of the sciences. The objectives of the research include a thorough analysis of ontological and epistemological currents, an investigation into the roots of conceptual confusions, and the construction of an ontoepistemological model that promotes an emergentist perspectivist understanding of scientific knowledge construction. Under the category of Historical and Philosophical Analysis Objectives, we plan to explore the interactions between values and scientific practice, analyze historical cases such as the Newtonian synthesis and the genesis of the Theory of Relativity, identify the roots of conceptual confusions that fuel denialist and scientistic approaches, and conduct an exploratory analysis of modern and contemporary epistemologies. Under the category of Objectives for the Construction of the Ontoepistemological Model, we establish necessary conditions for the development of an effective model that promotes an emergentist perspectivist understanding of scientific knowledge. Furthermore, we aim for this ontoepistemological approach to harmonize discontinuous and progressive changes in scientific knowledge, elaborate a model that clarifies the influence of values in the construction of scientific knowledge, and provide robust foundations that support the appreciation and trust in the sciences, even amid challenges such as scientism, denialism, and pluralism in the current context of Science Education. To conduct the research, we opted for a methodology that involves documentary and bibliographic research, focusing on modern and contemporary epistemologies, the Newtonian synthesis, the theory of relativity, and the transfer and recoding method with mathematical topology as an analogical structurer. Thus, by integrating contributions from historical and philosophical analysis, this thesis establishes the necessary conditions for an effective ontoepistemological approach, emphasizing that promoting a perspectivist understanding and providing foundations for an education practice oriented towards values promotion and emancipation is imperative for Contemporary Science Education.
Palavras-chave: : Ensino de Ciências, Filosofia das Ciências, Pluralismo, Educação em Ciências, Construção do Conhecimento
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10950
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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