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Tipo: Tese
Título: SABERES ETNOICTIOLÓGICOS DE PESCADORES DA REGIÃO DA USINA JUPIÁ: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
Autor(es): GABRIELA RODRIGUES LONGO
Primeiro orientador: Airton José Vinholi Júnior
Resumo: Os ecossistemas que envolvem a bacia do alto rio Paraná contam com alta biodiversidade aquática, porém, vem sendo percebida localmente e em pesquisas científicas uma alteração na configuração da paisagem e do meio aquático, com a consequente diminuição da ictiofauna original. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho foi identificar as mudanças ambientais antrópicas ocorridas no ecossistema aquático e na ictiofauna da região da Usina Jupiá, situada na bacia do alto rio Paraná, a partir de uma relação de saberes e metodologias que originem um saber ambiental, subsídio para propostas de Educação Ambiental Crítica. Relacionada à percepção de pescadores locais, a pesquisa encontrou sua base inicial a partir de uma revisão bibliográfica e de um levantamento de imagens subaquáticas da paisagem local, que apresentam contribuições para o detalhamento do contexto da área e suas alterações ao longo do tempo. Utilizamos diferentes metodologias na busca por uma discussão de saberes que integrem as diferentes necessidades do meio, de comunidades humanas e não-humanas. Para isto, realizamos a construção do saber ambiental com diferentes fontes de dados, exprimindo a importância da relação entre conhecimentos diversos para sua concepção. E é na relação e no diálogo que produzimos também a análise dos dados, a partir do aporte de análise da abordagem histórico-cultural, que realiza a análise do discurso e a construção de sentidos, aqui a partir da teoria que institui conceitos do Círculo de Bakhtin. Neste sentido, os resultados foram apresentados com a formação de três saberes que, relacionados, formaram um quarto saber, o saber ambiental. Foi percebido que, a partir da relação dos três saberes, alcançamos um saber ambiental que denota a importância do saber popular para a construção de uma nova racionalidade, que leve a políticas públicas mais abrangentes à diversidade e a contraditoriedade de nossa realidade material, baseadas em um saber científico que observe o que apresentam os dados de pesquisas científicas e fotografias que contextualizem as mudanças na paisagem local. Compreendemos, assim, que o saber ambiental só foi concretizado a partir da relação de saberes, da dialogia e do diálogo com diferentes representantes da diversidade ambiental e cultural. Idealizamos, por fim, um modo pelo qual o saber ambiental pode ser alcançado, visando o trabalho com a Educação Ambiental Crítica. Este modo foi ilustrado na concepção dos quatro saberes que foram descritos a partir de nossas metodologias, resultados e discussões, mas também a partir de um modelo que demonstrou a interação de diferentes conhecimentos para a criação de um saber dialógico. Com este modelo, criamos uma proposta de utilização do saber ambiental para a Educação Ambiental Crítica, com base na relação entre três saberes.
Abstract: The ecosystems surrounding the upper Paraná river basin have high aquatic biodiversity, however, a change in the configuration of the landscape and the aquatic environment has been noticed locally and in scientific research, with the consequent decrease in the original ichthyofauna. In this context, the general objective of this work was to identify the anthropic environmental changes occurring in the aquatic ecosystem and ichthyofauna of the Usina Jupiá region, located in the upper Paraná river basin, based on a relation of knowledge and methodologies that originate the environmental knowledge, subsidy for Critical Environmental Education proposals. Related to the perception of local fishermen, the research found its initial basis in a bibliographical review and a survey of underwater images of the local landscape, which present contributions to detailing the context of the area and its changes over time. We used different methodologies in the search for a discussion of knowledge that integrates the different needs of the environment, and of human and non-human communities. To this end, we construct environmental knowledge from different data sources, expressing the importance of the relationship between different knowledge for its conception. And, it is in the relationship and the dialogue that we also produced our data analysis, based on the analysis contribution of the historical-cultural approach, which performs discourse analysis and the construction of meanings, here based on the theory that establishes concepts of the Circle of Bakhtin. In this sense, the results were presented with the formation of three pieces of knowledge that, when related, formed a fourth piece of knowledge, the environmental knowledge. It was noticed that, based on the relationship between the three types of knowledge, we reached an environmental knowledge that denotes the importance of popular knowledge for the construction of a new rationality, which leads to public policies that are more comprehensive to the diversity and contradiction of our material reality, based on a scientific knowledge that observes scientific research data and photographs that contextualize changes in the local landscape. We therefore understand that the environmental knowledge was only achieved through the relationship of knowledges, and dialogue with different representatives of environmental and cultural diversity. Finally, we idealize a way in which environmental knowledge can be achieved, aiming to work with Critical Environmental Education. This mode was illustrated in the conception of the four types of knowledge that were described based on our methodologies, results, and discussions, but also based on a model that demonstrated the interaction of different types of knowledge to create a dialogical knowledge. With this model, we created a proposal for using environmental knowledge for Critical Environmental Education, based on the relationship between three types of knowledge.
Palavras-chave: etnobiologia
conhecimentos locais
saber ambiental
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10302
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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