Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10280
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E A INCIDÊNCIA DO MODELO DE GOVERNANÇA EMPRESARIAL-MILITAR NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÁO DE CONHECIMENTO
Autor(es): GUSTAVO HENRIQUE DE OLIVEIRA DIAS
Primeiro orientador: PAULO FIORAVANTE GIARETA
Resumo: O objeto da presente pesquisa é a análise das políticas de gestão da educação e as implicações do modelo de governança empresarial-militar no Brasil. Responde pelo objetivo de analisar a incidência do modelo de gestão escolar no período empresarial-militar no Brasil ao conjunto das políticas de gestão escolar desenvolvidas e implementadas a partir da redemocratização. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como exercício analítico-crítico, com aporte na pesquisa bibliográfica e na técnica da Análise Documental. Em caráter conclusivo a pesquisa demonstra que o processo de redemocratização brasileira não consegue superar o disciplinamento centralizado, externo, autoritário, controlável e administrado da gestão escolar, espelhando profunda obediência ao ideário proposto pela gestão empresarial-militar, ainda nas décadas de 1960, 1970 e 1980, para a gestão da educação brasileira.
Abstract: The subject of this research is the analysis of education management policies and the implications of the business-military governance model in Brazil. It aims to analyze the impact of the school management model of the business-military period in Brazil on the set of school management policies developed and implemented since re-democratization. Methodologically, the research is characterized as an analytical-critical exercise, based on bibliographical research and the technique of Documentary Analysis. In conclusion, the research shows that the process of Brazilian re-democratization has not managed to overcome the centralized, external, authoritarian, controllable and administered disciplining of school management, reflecting a deep obedience to the ideals proposed by military-business management in the 1960s, 1970s and 1980s for the management of Brazilian education.
Palavras-chave: Políticas educacionais
Gestão democrática
Gestão escolar
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10280
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
20288.pdf208,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.