Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10280
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E A INCIDÊNCIA DO MODELO DE GOVERNANÇA EMPRESARIAL-MILITAR NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÁO DE CONHECIMENTO |
Autor(es): | GUSTAVO HENRIQUE DE OLIVEIRA DIAS |
Primeiro orientador: | PAULO FIORAVANTE GIARETA |
Resumo: | O objeto da presente pesquisa é a análise das políticas de gestão da educação e as implicações do modelo de governança empresarial-militar no Brasil. Responde pelo objetivo de analisar a incidência do modelo de gestão escolar no período empresarial-militar no Brasil ao conjunto das políticas de gestão escolar desenvolvidas e implementadas a partir da redemocratização. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como exercício analítico-crítico, com aporte na pesquisa bibliográfica e na técnica da Análise Documental. Em caráter conclusivo a pesquisa demonstra que o processo de redemocratização brasileira não consegue superar o disciplinamento centralizado, externo, autoritário, controlável e administrado da gestão escolar, espelhando profunda obediência ao ideário proposto pela gestão empresarial-militar, ainda nas décadas de 1960, 1970 e 1980, para a gestão da educação brasileira. |
Abstract: | The subject of this research is the analysis of education management policies and the implications of the business-military governance model in Brazil. It aims to analyze the impact of the school management model of the business-military period in Brazil on the set of school management policies developed and implemented since re-democratization. Methodologically, the research is characterized as an analytical-critical exercise, based on bibliographical research and the technique of Documentary Analysis. In conclusion, the research shows that the process of Brazilian re-democratization has not managed to overcome the centralized, external, authoritarian, controllable and administered disciplining of school management, reflecting a deep obedience to the ideals proposed by military-business management in the 1960s, 1970s and 1980s for the management of Brazilian education. |
Palavras-chave: | Políticas educacionais Gestão democrática Gestão escolar |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10280 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
20288.pdf | 208,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.