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dc.creatorGUSTAVO HENRIQUE DE OLIVEIRA DIAS-
dc.date.accessioned2024-12-04T14:01:16Z-
dc.date.available2024-12-04T14:01:16Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10280-
dc.description.abstractThe subject of this research is the analysis of education management policies and the implications of the business-military governance model in Brazil. It aims to analyze the impact of the school management model of the business-military period in Brazil on the set of school management policies developed and implemented since re-democratization. Methodologically, the research is characterized as an analytical-critical exercise, based on bibliographical research and the technique of Documentary Analysis. In conclusion, the research shows that the process of Brazilian re-democratization has not managed to overcome the centralized, external, authoritarian, controllable and administered disciplining of school management, reflecting a deep obedience to the ideals proposed by military-business management in the 1960s, 1970s and 1980s for the management of Brazilian education.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionais-
dc.subjectGestão democrática-
dc.subjectGestão escolar-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleO PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E A INCIDÊNCIA DO MODELO DE GOVERNANÇA EMPRESARIAL-MILITAR NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÁO DE CONHECIMENTOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1PAULO FIORAVANTE GIARETA-
dc.description.resumoO objeto da presente pesquisa é a análise das políticas de gestão da educação e as implicações do modelo de governança empresarial-militar no Brasil. Responde pelo objetivo de analisar a incidência do modelo de gestão escolar no período empresarial-militar no Brasil ao conjunto das políticas de gestão escolar desenvolvidas e implementadas a partir da redemocratização. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como exercício analítico-crítico, com aporte na pesquisa bibliográfica e na técnica da Análise Documental. Em caráter conclusivo a pesquisa demonstra que o processo de redemocratização brasileira não consegue superar o disciplinamento centralizado, externo, autoritário, controlável e administrado da gestão escolar, espelhando profunda obediência ao ideário proposto pela gestão empresarial-militar, ainda nas décadas de 1960, 1970 e 1980, para a gestão da educação brasileira.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

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