Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10280
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | GUSTAVO HENRIQUE DE OLIVEIRA DIAS | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-04T14:01:16Z | - |
dc.date.available | 2024-12-04T14:01:16Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/10280 | - |
dc.description.abstract | The subject of this research is the analysis of education management policies and the implications of the business-military governance model in Brazil. It aims to analyze the impact of the school management model of the business-military period in Brazil on the set of school management policies developed and implemented since re-democratization. Methodologically, the research is characterized as an analytical-critical exercise, based on bibliographical research and the technique of Documentary Analysis. In conclusion, the research shows that the process of Brazilian re-democratization has not managed to overcome the centralized, external, authoritarian, controllable and administered disciplining of school management, reflecting a deep obedience to the ideals proposed by military-business management in the 1960s, 1970s and 1980s for the management of Brazilian education. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | - |
dc.subject | Gestão democrática | - |
dc.subject | Gestão escolar | - |
dc.subject.classification | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.title | O PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E A INCIDÊNCIA DO MODELO DE GOVERNANÇA EMPRESARIAL-MILITAR NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÁO DE CONHECIMENTO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | PAULO FIORAVANTE GIARETA | - |
dc.description.resumo | O objeto da presente pesquisa é a análise das políticas de gestão da educação e as implicações do modelo de governança empresarial-militar no Brasil. Responde pelo objetivo de analisar a incidência do modelo de gestão escolar no período empresarial-militar no Brasil ao conjunto das políticas de gestão escolar desenvolvidas e implementadas a partir da redemocratização. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como exercício analítico-crítico, com aporte na pesquisa bibliográfica e na técnica da Análise Documental. Em caráter conclusivo a pesquisa demonstra que o processo de redemocratização brasileira não consegue superar o disciplinamento centralizado, externo, autoritário, controlável e administrado da gestão escolar, espelhando profunda obediência ao ideário proposto pela gestão empresarial-militar, ainda nas décadas de 1960, 1970 e 1980, para a gestão da educação brasileira. | pt_BR |
dc.publisher.country | null | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
20288.pdf | 208,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.