Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1023
Tipo: Dissertação
Título: A recepção de letras de música pop anglo-americana em sala de aula e sua colaboração para o ensino da língua inglesa
Autor(es): Silva, Telma Regina Fagundes da
Abstract: No cotidiano de docência de Língua Inglesa, observamos o desinteresse dos alunos do ensino médio, apesar de notar grande disposição dos jovens pela audição de músicas em inglês. Dessa forma, pareceu-nos pertinente estudar uma metodologia que envolvesse o gosto musical dos alunos. Inspirados no Método Recepcional desenvolvido por Bordini & Aguiar (1993), escolhemos como percurso metodológico a aplicação de questionários em instituições localizadas em diferentes regiões da cidade: Escola Estadual Olívia Ângela Furlani, na periferia, e Escola Estadual Regina Valarine Vieira, na região central do município de Birigui. De posse das informações sobre o Horizonte de Expectativas dos adolescentes, isto é, as músicas preferidas por eles, elaboramos uma sequência didática em conformidade com o Método Recepcional e amparado pelos pressupostos teóricos da Estética da Recepção. Após a constatação da igualdade de preferência musical dos alunos das duas escolas, optamos por aplicar as atividades somente para os alunos da Escola Olívia Ângela que participaram ativamente das aulas. Este estudo sobre a recepção de músicas pop anglo-americanas contribuiu para reflexão de outras possibilidades de se ensinar língua inglesa para alunos do ensino médio. Atualmente, e já considerando os resultados obtidos, empenhamo-nos em disseminar princípios e procedimentos por nós utilizados e incentivamos outros professores de língua inglesa da rede pública estadual a realizar atividades pautadas no Método Recepcional, com o objetivo de despertar nos alunos maior interesse pelas aulas.
Palavras-chave: Língua Inglesa
Línguas Indo-Europeias Ocidentais
Música Popular
Ensino Médio
Métodos de Ensino
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1023
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Telma Regina Fagundes da Silva.pdf834,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.