Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Telma Regina Fagundes da-
dc.date.accessioned2012-01-23T18:55:51Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:16Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1023-
dc.description.abstractIn our everyday as English teacher, we realize the lack of interest among high school students, although there is a large array of young people by listening to songs in English. Thus, it seemed pertinent to study a methodology that involves the students' musical tastes. Inspired by the Recepcional Method, wich was developed by Bordini & Aguiar (1993), we chose as the methodological approach the application of researchs through questionnaires in two schools: Olivia Angela Furlani and Regina Valarine Vieira. With the information about the Horizon Expectations of adolescents, that is, their favorite music we developed a didactic sequence in accordance with the method and supported by Recepcional theoretical assumptions of the Aesthetics of Reception. The activities were implemented only for the students of Olivia Angela who actively participated in lessons. This study on the reception of Anglo-American pop music has contributed to thinking of other opportunities to teach English to high school students. Currently, and even considering the results, we strive to disseminate principles and procedures for using and encouraging other English teachers from public schools to conduct activities grounded in Recepcional method with the objective of awaking in students a greater interest in school.-
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.subjectMúsica Poppt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectMétodo Recepcionalpt_BR
dc.titleA recepção de letras de música pop anglo-americana em sala de aula e sua colaboração para o ensino da língua inglesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sales, José Batista de-
dc.description.resumoNo cotidiano de docência de Língua Inglesa, observamos o desinteresse dos alunos do ensino médio, apesar de notar grande disposição dos jovens pela audição de músicas em inglês. Dessa forma, pareceu-nos pertinente estudar uma metodologia que envolvesse o gosto musical dos alunos. Inspirados no Método Recepcional desenvolvido por Bordini & Aguiar (1993), escolhemos como percurso metodológico a aplicação de questionários em instituições localizadas em diferentes regiões da cidade: Escola Estadual Olívia Ângela Furlani, na periferia, e Escola Estadual Regina Valarine Vieira, na região central do município de Birigui. De posse das informações sobre o Horizonte de Expectativas dos adolescentes, isto é, as músicas preferidas por eles, elaboramos uma sequência didática em conformidade com o Método Recepcional e amparado pelos pressupostos teóricos da Estética da Recepção. Após a constatação da igualdade de preferência musical dos alunos das duas escolas, optamos por aplicar as atividades somente para os alunos da Escola Olívia Ângela que participaram ativamente das aulas. Este estudo sobre a recepção de músicas pop anglo-americanas contribuiu para reflexão de outras possibilidades de se ensinar língua inglesa para alunos do ensino médio. Atualmente, e já considerando os resultados obtidos, empenhamo-nos em disseminar princípios e procedimentos por nós utilizados e incentivamos outros professores de língua inglesa da rede pública estadual a realizar atividades pautadas no Método Recepcional, com o objetivo de despertar nos alunos maior interesse pelas aulas.-
Aparece nas coleções:CPTL - Letras - Teses e Dissertações
Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Telma Regina Fagundes da Silva.pdf834,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.