Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11425
Tipo: Dissertação
Título: Uma discussão histórico-epistemológica da teoria da relatividade restrita em tirinhas
Título(s) alternativo(s): A historical-epistemological discussion of special relativity theory in comic strips
Autor(es): Silva, Alanah Garcia da
Primeiro orientador: Errobidart, Nádia Cristina Guimarães
Resumo: O seguinte trabalho de pesquisa de mestrado tem como objetivo a construção de um texto histórico sobre a Teoria da Relatividade Restrita através de uma visão epistemológica contemporânea da Ciência, e, o transformar em Histórias em Quadrinhos e tirinhas. Para isso, após a construção do texto, começamos o processo de desenho dos quadrinhos, de cada cientista que contribuiu para a teoria, e, as suas ideias, observações e experiências realizadas para comprovar o seu raciocínio, assim como, a aceitação ou não da comunidade científica. Após essa etapa, criamos dois questionários destinados ao professor, relacionados ao texto e aos quadrinhos, e dois questionários destinados aos alunos, com tópicos de Natureza da Ciência e a Teoria da Relatividade Restrita. Apesar do trabalho não ter sido aplicado em sala de aula, concluímos que pode ser utilizado como uma importante ferramenta metodológica por ser capaz de atrais a atenção e motivar os alunos a aprender conceitos de Ciências, e em específico, de Física Moderna e Contemporânea.
Abstract: The following master's research work has the objective of constructing a historical text on the Theory of Restricted Relativity through a contemporary epistemological view of Science, and transforming it into Comic Books and comic strips. For this, after the construction of the text, we began the process of drawing the comics, of each scientist who contributed to the theory, and his ideas, observations and experiments carried out to prove his reasoning, as well as the acceptance or not of the scientific community. After this step, we created two questionnaires destined to the teacher, related to the text and the comics, and two questionnaires destined to the students, with topics of Nature of Science and the Theory of Restricted Relativity. Although the work was not applied in the classroom, we conclude that it can be used as an important methodological tool because it is able to attract attention and motivate students to learn concepts of Science, and specifically, Modern and Contemporary Physics.
Palavras-chave: Teoria da Relatividade Restrita
História e Filosofia da Ciência
História em Quadrinhos
Tirinhas
CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11425
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alanah Garcia da Silva.pdf737,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons