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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11398
Tipo: | Dissertação |
Título: | Qualidade da água do Rio Anhanduí de Campo Grande/MS como tema para o ensino de concentração comum: articulação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e a pedagogia de Paulo Freire |
Título(s) alternativo(s): | Water quality of the Anhanduí River in Campo Grande/MS as a theme for teaching common concentration: articulation between science, technology, society and environment and Paulo Freire's pedagogy |
Autor(es): | Silva, Joice Caroline da |
Primeiro orientador: | Vargas, Icléia Albuquerque de |
Resumo: | O papel da escola na educação dos estudantes é tema frequente de discussões na sociedade, havendo uma crítica ao ensino propedêutico e alienado referente às questões sociais e ambientais. Pensando nisso, na pesquisa apresentada nesta dissertação, buscou-se contribuições de uma sequência didática, organizada segundo a dinâmica dos momentos pedagógicos, articulando as perspectivas freireana e CTSA na aprendizagem do conceito de Concentração Comum e no desenvolvimento da cidadania, utilizando o contexto do rio Anhanduí, na cidade de Campo Grande (MS). A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida com alunos do segundo ano do ensino médio de duas escolas da rede estadual de Mato Grosso do Sul. As etapas, aplicadas em oito encontros de 50 minutos, foram: levantamento preliminar, problematização, organização do conhecimento e aplicação. Para a análise dos resultados, realizou-se a análise textual discursiva nos textos produzidos pelos alunos: redação inicial e proposta de intervenção no rio Anhanduí. Como resultado, notou-se que esta pesquisa promoveu uma educação ambiental, uma vez que houve uma mudança na postura dos alunos da Escola A, que, após a intervenção, passaram a considerar a população – na qual se incluem – e o governo como responsáveis pela contaminação do rio e também pela adoção de medidas voltadas para a preservação. Também os alunos da Escola B ampliaram a sua visão sobre os agentes responsáveis, percebendo o papel das indústrias e dos agricultores, além da necessidade de se aplicar medidas de prevenção e punição, como incentivo fiscal, multas e penalidades. Ao analisar a resolução de exercícios pelos alunos e suas respostas durante a organização do conhecimento, notou-se que a articulação de teorias e a problematização sobre o rio Anhanduí contribuíram para a compreensão dos conceitos estudados. |
Abstract: | The role of the school in the education of students is a frequent theme of discussions in society, there is a critique of propaedeutic and alienated teaching regarding social and environmental issues. With this in mind, the research presented in this dissertation sought contributions from a didactic sequence, organized according to the dynamics of pedagogical moments, articulating the Freirean and CTSA perspectives in the learning of the concept of common concentration and the development of citizenship, using the Anhanduí river context, in the city of Campo Grande (MS). The qualitative research was developed with students of the second year of high-school of two schools of the state network of Mato Grosso do Sul. The steps, applied in eight 50-minute meetings, were: preliminary survey, problematization, knowledge organization and application. For the analysis of the results, the discursive textual analysis was performed in the texts produced by the students: initial writing and intervention proposal in the Anhanduí river. As a result, it was noted that this research promoted an environmental education, as there was a change in the attitude of the students of School A, who, after the intervention, began to consider the population - including them - and the government as responsible for the contamination. And adoption of preservation measures. School B students broadened their view of responsible agents, realizing the role of industries and farmers, and the need to apply preventive and punitive measures such as tax incentives and penalties. Analyzing the resolution of exercises by the students and their answers during the knowledge organization, it was noted that the articulation of theories and the problematization about the Anhanduí river contributed to the understanding of the studied concepts. |
Palavras-chave: | Sequência Didática Ensino Médio Momentos Pedagógicos |
CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11398 |
Data do documento: | 2019 |
Aparece nas coleções: | INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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