Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Joice Caroline da-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:41:44Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11398-
dc.description.abstractThe role of the school in the education of students is a frequent theme of discussions in society, there is a critique of propaedeutic and alienated teaching regarding social and environmental issues. With this in mind, the research presented in this dissertation sought contributions from a didactic sequence, organized according to the dynamics of pedagogical moments, articulating the Freirean and CTSA perspectives in the learning of the concept of common concentration and the development of citizenship, using the Anhanduí river context, in the city of Campo Grande (MS). The qualitative research was developed with students of the second year of high-school of two schools of the state network of Mato Grosso do Sul. The steps, applied in eight 50-minute meetings, were: preliminary survey, problematization, knowledge organization and application. For the analysis of the results, the discursive textual analysis was performed in the texts produced by the students: initial writing and intervention proposal in the Anhanduí river. As a result, it was noted that this research promoted an environmental education, as there was a change in the attitude of the students of School A, who, after the intervention, began to consider the population - including them - and the government as responsible for the contamination. And adoption of preservation measures. School B students broadened their view of responsible agents, realizing the role of industries and farmers, and the need to apply preventive and punitive measures such as tax incentives and penalties. Analyzing the resolution of exercises by the students and their answers during the knowledge organization, it was noted that the articulation of theories and the problematization about the Anhanduí river contributed to the understanding of the studied concepts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectMomentos Pedagógicospt_BR
dc.titleQualidade da água do Rio Anhanduí de Campo Grande/MS como tema para o ensino de concentração comum: articulação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e a pedagogia de Paulo Freirept_BR
dc.title.alternativeWater quality of the Anhanduí River in Campo Grande/MS as a theme for teaching common concentration: articulation between science, technology, society and environment and Paulo Freire's pedagogypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vargas, Icléia Albuquerque de-
dc.description.resumoO papel da escola na educação dos estudantes é tema frequente de discussões na sociedade, havendo uma crítica ao ensino propedêutico e alienado referente às questões sociais e ambientais. Pensando nisso, na pesquisa apresentada nesta dissertação, buscou-se contribuições de uma sequência didática, organizada segundo a dinâmica dos momentos pedagógicos, articulando as perspectivas freireana e CTSA na aprendizagem do conceito de Concentração Comum e no desenvolvimento da cidadania, utilizando o contexto do rio Anhanduí, na cidade de Campo Grande (MS). A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida com alunos do segundo ano do ensino médio de duas escolas da rede estadual de Mato Grosso do Sul. As etapas, aplicadas em oito encontros de 50 minutos, foram: levantamento preliminar, problematização, organização do conhecimento e aplicação. Para a análise dos resultados, realizou-se a análise textual discursiva nos textos produzidos pelos alunos: redação inicial e proposta de intervenção no rio Anhanduí. Como resultado, notou-se que esta pesquisa promoveu uma educação ambiental, uma vez que houve uma mudança na postura dos alunos da Escola A, que, após a intervenção, passaram a considerar a população – na qual se incluem – e o governo como responsáveis pela contaminação do rio e também pela adoção de medidas voltadas para a preservação. Também os alunos da Escola B ampliaram a sua visão sobre os agentes responsáveis, percebendo o papel das indústrias e dos agricultores, além da necessidade de se aplicar medidas de prevenção e punição, como incentivo fiscal, multas e penalidades. Ao analisar a resolução de exercícios pelos alunos e suas respostas durante a organização do conhecimento, notou-se que a articulação de teorias e a problematização sobre o rio Anhanduí contribuíram para a compreensão dos conceitos estudados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOICE CAROLINE DA SILVA .pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons