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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11281
Tipo: | Dissertação |
Título: | O estágio supervisionado obrigatório sob a ótica dos acadêmicos do curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande |
Título(s) alternativo(s): | The mandatory supervised internship from the perspective of academics in the biological sciences degree course at the Federal University of Mato Grosso do Sul, Campo Grande campus |
Autor(es): | Dias, Clarisse Marques de Almeida |
Primeiro orientador: | Tartarotti, Ester |
Resumo: | O trajeto percorrido durante a formação inicial de professores é marcado por diversos saberes e fatores que auxiliam na construção da identidade do futuro docente e que contribuem para que estes consigam exercer sua função de maneira satisfatória. Para essa formação, os cursos de licenciatura buscam interligar conhecimentos específicos, pedagógicos e práticos utilizando como viés as atividades de práticas educacionais e os estágios. Nesse contexto, o estágio proporciona caminhos norteadores para a futura práxis do professor. Dessa forma, a importância do estágio na formação inicial está amplamente ligada a forma com que ele se desenvolve. Considerando o papel do estágio como elemento de suma importância na formação inicial de professores, esta pesquisa teve como principal objetivo investigar o estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Campo Grande, partindo da hipótese de que a prática do estágio supervisionado ao ser desenvolvida de forma reflexiva, pode angariar significados positivos a formação inicial de professores. Metodologicamente a pesquisa foi caracterizada por uma abordagem qualitativa com foco na investigação das normas e diretrizes do estágio, a compreensão, expectativa e vivência dos alunos sobre o estágio, e os elementos formativos oriundos do estágio. Participaram da pesquisa alunos que cursavam o quarto, quinto, sexto e oitavo período, correspondendo respectivamente aos períodos que antecedem o estágio, durante o estágio e posterior ao estágio, por meio de questionários. Para análise dos resultados, foram empregadas técnicas de análise de conteúdo propostas por Bardin (2011). Após as análises foi possível identificar que a maioria dos alunos compreendem o estágio como um viés para aproximação com a realidade escolar e de seus componentes, por meio de uma perspectiva profissional, permeada pelas contribuições, desafios, anseios didáticos pedagógicos e compreensões sobre o estágio obrigatório. Foi possível concluir que o estágio realmente atua como viés para a aproximação do estagiário com a realidade escolar e seus componentes, e tem sua validação, em se tratando de elemento formador, ao interligar componentes práticos e teóricos por meio da reflexão diante das experiências vividas. |
Abstract: | The course taken during the initial formation of teachers is marked by different knowledge and factors that help in the construction of the identity of the future teacher and that contribute to their ability to perform their function satisfactorily. For this training, undergraduate courses seek to interconnect specific, pedagogical and practical knowledge using as bias the activities of educational practices and stages. In this context, the stage provides guiding paths for the teacher's future praxis. In this way, the importance of the stage in initial formation is largely linked to the way in which it develops. Considering the role of the internship with element of great importance in the initial formation of teachers, the main objective of this work was to investigate the supervised internship of the Biological Sciences Degree course of the Federal University of Mato Grosso do Sul, Campo Grande Campus, starting from the hypothesis if the practice of the supervised stage will be developed in a reflexive way, can bring positive meanings to the subject who claims to be a teacher. Methodologically, the research was characterized by a qualitative approach focused on the investigation of the norms and guidelines of the internship, the comprehension, expectation and experience of the students on the internship, and the formative elements from the internship. Participated in the study, students of fourth, fifth, sixth and eighth periods, corresponding respectively to the periods before the internship, during the internship and after the internship, through questionnaires. To analyze the results, we used content analysis techniques proposed by Bardin (2011). After the analysis, it was possible to identify that the majority of the students understand the stage as a bias towards the reality of the school and its components, through a professional perspective, and attribute to this relation the contributions, challenges, didactic and pedagogical yearnings. Therefore, it was possible to conclude that the internship really acts as a bias for the rapprochement between trainee and school reality, and has its validation, as a formative element, by interconnecting practical and theoretical components through reflection on the lived experiences. |
Palavras-chave: | Formação Inicial Estágio Supervisionado Formação de Professores de Ciências |
CNPq: | Ensino-Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Faculdade, Instituto ou Escola: | INFI |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11281 |
Data do documento: | 2017 |
Aparece nas coleções: | INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências |
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