Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11279
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de conceitos ecológicos no nível médio na educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): Teaching ecological concepts at secondary level in youth and adult education
Autor(es): Gonçalves, Carlos Alberto Rodrigues Lopes
Primeiro orientador: Silva, Lenice Heloisa de Arruda
Resumo: A EJA (Educação de Jovens e Adultos) é caracterizada por público heterogêneo e que possui um histórico irregular de frequência no ambiente escolar. O ensino de ciências e biologia é ministrado em todas suas fases (fundamental e médio) e almeja tanto o cumprimento das diretrizes curriculares quanto a alfabetização científica de seu público. O presente estudo teve por objetivo investigar como uma uma Sequência Didática, utilizando a Teoria Geral dos Sistemas, fundamentada em uma perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, pode possibilitar a alunos da EJA – segunda fase do ensino médio, a apropriação e evolução de conceitos ecológicos referentes à ecossistema, fatores bióticos, abióticos, fotossíntese, fluxo de energia, ciclo da matéria e relações tróficas O estudo foi realizado em uma escola de caráter social, onde os alunos são trabalhadores do comércio durante o dia e estudantes no período noturno. As informações para a construção dos dados foram obtidas por meio de gravação, áudio e vídeo, das aulas nas quais a sequência didática foi ministrada. Os dados foram construídos e analisados com base nos referencias teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, pautada no pensamento de Lev Vygotsky. Os resultados evidenciaram que a sequência didática baseada na TGS pode favorecer aos alunos a evolução conceitual, uma vez que dá aplicabilidade para o conceito operacional de ecossistema.
Abstract: The YAE (Youth and Adult Education) is characterized by heterogeneous public and has a frequency spotty record at school. The teaching of science and biology is taught in all its stages (primary and secondary) and aims both compliance with curriculum guidelines as the scientific literacy of their audience. This study aimed to investigate as a teaching sequence, using the General Systems Theory (GST), based on a historical and cultural perspective of human development, can enable the students of YAE - second high school phase, ownership and evolution of concepts ecological concerning the ecosystem, biotic, abiotic, photosynthesis, energy flow, material cycle and trophic relationships. The study was conducted in a social character of school, where students are trade workers during the day and students at night. The information for the construction of the data were obtained by recording, audio and video, in lessons which the instruction sequence was given. Data were constructed and analyzed based on theoretical and methodological reference of historical and cultural perspective of human development, based on the thought of Lev Vygotsky. The results showed that the teaching sequence based on the GST can encourage students the conceptual evolution, since it gives applicability to the operational concept of ecosystem.
Palavras-chave: Ensino de Ecologia na EJA
Sequência Didática
Teoria Geral dos Sistemas
CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: INFI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11279
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Alberto Rodrigues Lopes Gonçalves.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons