Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11279
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Carlos Alberto Rodrigues Lopes-
dc.date.accessioned2025-02-18T17:01:02Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/11279-
dc.description.abstractThe YAE (Youth and Adult Education) is characterized by heterogeneous public and has a frequency spotty record at school. The teaching of science and biology is taught in all its stages (primary and secondary) and aims both compliance with curriculum guidelines as the scientific literacy of their audience. This study aimed to investigate as a teaching sequence, using the General Systems Theory (GST), based on a historical and cultural perspective of human development, can enable the students of YAE - second high school phase, ownership and evolution of concepts ecological concerning the ecosystem, biotic, abiotic, photosynthesis, energy flow, material cycle and trophic relationships. The study was conducted in a social character of school, where students are trade workers during the day and students at night. The information for the construction of the data were obtained by recording, audio and video, in lessons which the instruction sequence was given. Data were constructed and analyzed based on theoretical and methodological reference of historical and cultural perspective of human development, based on the thought of Lev Vygotsky. The results showed that the teaching sequence based on the GST can encourage students the conceptual evolution, since it gives applicability to the operational concept of ecosystem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ecologia na EJApt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectTeoria Geral dos Sistemaspt_BR
dc.titleO ensino de conceitos ecológicos no nível médio na educação de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeTeaching ecological concepts at secondary level in youth and adult educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lenice Heloisa de Arruda-
dc.description.resumoA EJA (Educação de Jovens e Adultos) é caracterizada por público heterogêneo e que possui um histórico irregular de frequência no ambiente escolar. O ensino de ciências e biologia é ministrado em todas suas fases (fundamental e médio) e almeja tanto o cumprimento das diretrizes curriculares quanto a alfabetização científica de seu público. O presente estudo teve por objetivo investigar como uma uma Sequência Didática, utilizando a Teoria Geral dos Sistemas, fundamentada em uma perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, pode possibilitar a alunos da EJA – segunda fase do ensino médio, a apropriação e evolução de conceitos ecológicos referentes à ecossistema, fatores bióticos, abióticos, fotossíntese, fluxo de energia, ciclo da matéria e relações tróficas O estudo foi realizado em uma escola de caráter social, onde os alunos são trabalhadores do comércio durante o dia e estudantes no período noturno. As informações para a construção dos dados foram obtidas por meio de gravação, áudio e vídeo, das aulas nas quais a sequência didática foi ministrada. Os dados foram construídos e analisados com base nos referencias teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, pautada no pensamento de Lev Vygotsky. Os resultados evidenciaram que a sequência didática baseada na TGS pode favorecer aos alunos a evolução conceitual, uma vez que dá aplicabilidade para o conceito operacional de ecossistema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentINFIpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:INFI - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Alberto Rodrigues Lopes Gonçalves.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons