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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Práticas online de crianças e adolescentes: uma proposta de intervenção sobre cidadania digital
Autor(es): MARIA PAULA SIMEI DA SILVA
Primeiro orientador: CELIA REGINA DE CARVALHO
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral elaborar e analisar uma proposta de intervenção voltada para as práticas online e à cidadania digital para crianças e adolescentes de 11 a 13 anos. A proposta de intervenção foi desenvolvida com base nos pressupostos da pesquisa qualitativa com o intuito de refletir sobre os comportamentos dos adolescentes em relação ao uso das tecnologias, abordando os temas e elementos que se enquadram na cidadania digital. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com questões abertas e fechadas no Google Forms aplicado a alunos do 6° ano de uma escola pública antes e depois do seu desenvolvimento. Os resultados do estudo apontam que as crianças e adolescentes já apresentavam noções dos direitos, deveres, leis e normas da internet antes da intervenção e, por meio dela, refletiram suas práticas e se apropriaram dos conceitos relacionados à cidadania digital. Além disso, espera-se contribuir na reflexão, de acadêmicos e professores sobre a importância de trabalhar com a temática da cidadania digital na escola.
Abstract: The general aim of this work is to develop and analyze an intervention proposal aimed at online practices and digital citizenship for children and adolescents aged 11 to 13. An intervention proposal was developed based on the assumptions of qualitative research with the aim of reflecting on adolescents' behavior in relation to the use of technologies, addressing the themes and elements that fall under digital citizenship. The data was collected using a questionnaire with open and closed questions on Google Forms, applied to 6th graders in a public school before and after its development. The results of the study show that the children and teenagers already had notions of the rights, duties, laws and norms of the internet before the intervention and, through it, they reflected on their practices and appropriated the concepts related to digital citizenship. It is also hoped that the study will help academics and teachers to reflect on the importance of working with the theme of digital citizenship at school.
Palavras-chave: Educação
Cultura Digital
Cidadania Digital
Adolescentes.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9992
Data do documento: 2024
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