Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9949
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Como a arte abstrata chega na sala de aula.
Autor(es): GIOVANA PEREIRA GOMES
Primeiro orientador: SIMONE ROCHA DE ABREU
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso busca investigar se a arte abstrata é abordada na sala de aula. A inquietação em realizar essa pesquisa parte da ausência deste tema na minha formação durante a educação básica aliado ao meu interesse pelo tema da abstração na arte, busco argumentar sobre as potencialidades do ensino da arte abstrata na educação básica. Realizou-se um levantamento histórico da produção brasileira com foco em artistas mulheres com intuito de definir o escopo de artistas com os quais será feito o Projeto de Curso, levantou-se também as minhas experiências como acadêmica de licenciatura em formação durante a microaula realizada no início do curso de Licenciatura em Artes Visuais, as experiências na fase regencial do Estágio Obrigatório do Ensino Médio e da minha participação no Programa de Residência Pedagógica onde desenvolvi aulas focadas no conteúdo sobre abstração. Este TCC propõe uma sequência de doze aulas focadas no ensino de arte abstrata.
Abstract: This Final Course Work aims to investigate whether abstract art is addressed in the classroom. The concern in carrying out this research comes from the absence of this topic in my training during basic education, combined with my interest in the topic of abstraction in art. I seek to argue about the potential of teaching abstract art in basic education. A historical survey of Brazilian production was carried out with a focus on female artists in order to define the scope of artists with whom the Course Project will be carried out. My experiences as a student in a bachelor's degree in training were also raised during the microclass held at the beginning of the Bachelor's Degree in Visual Arts course, the experiences in the regency phase of the Mandatory Internship of High School and my participation in the Pedagogical Residency Program where I developed classes focused on the content of abstraction. This TCC proposes a sequence of twelve classes focused on the teaching of abstract art.
Palavras-chave: Arte Abstrata
Ensino de arte
Referencial Curricular
Livro didático.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9949
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Licenciatura (FAALC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
13343.pdf5,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.