Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9824
Tipo: Artigo de Evento
Título: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: REPENSANDO O FORMATO ESCOLAR E A DIDÁTICA
Autor(es): ROSIELE RODRIGUES DA SILVA
Primeiro orientador: JANAINA NOGUEIRA MAIA CARVALHO
Resumo: Este texto se refere ao estudo dirigido na Atividade Orientada de Ensino, com base no texto: Ensinar-Aprender: Desafios Atuais da Profissão Docente de Vera Maria Candau. O artigo discute os desafios contemporâneos da formação docente, enfatizando a necessidade de reformulações no formato escolar e na didática, promovendo práticas pedagógicas que valorizem a diversidade e que ultrapassem a simples transmissão de conteúdos. São abordadas questões como a transição de uma educação homogeneizadora para uma prática inclusiva, a necessidade de currículos que integrem diferentes áreas do conhecimento e a valorização de uma docência colaborativa.
Abstract: This text is a directed study in the Teaching-Oriented Activity, based on Teaching-Learning: Current Challenges of the Teaching Profession by Vera Maria Candau. This paper discusses contemporary challenges in teacher training, emphasizing the need for reforms in school structure and didactics that promote pedagogical practices valuing diversity and extending beyond mere content transmission. Topics such as the transition from homogenizing education to inclusive practices, the need for curricula that integrate different knowledge areas, and the importance of collaborative teaching are addressed.
Palavras-chave: Formação Docente
Currículo
Didática.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9824
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPAQ)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
16671.pdf408,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.