Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9784
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | CULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLAR E O DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS |
Autor(es): | ISABELA MARIA DE ALCÁCIO SANTIM |
Primeiro orientador: | GEZIELA IENSUE |
Resumo: | A cultura de paz é uma abordagem integral e holística que se baseia no respeito a diversidade, a solidariedade e a tolerância, privilegia o diálogo e a negociação como alternativa à cultura da guerra com vistas a solucionar os conflitos e diminuir as atitudes e ações violentas. O presente artigo busca examinar os desafios e as estratégias pertinentes à implementação da “Cultura de Paz” no ambiente escolar a fim de prevenir a violência e os conflitos violentos, e torná-lo um espaço seguro e acolhedor. Para tanto, analisa a construção do conceito de “cultura de paz” e a sua relevância para o combate à violência enfrentada pelos jovens e crianças no ambiente escolar brasileiro. Ademais, procura relacionar a “cultura de paz” com o direito fundamental à educação, e com a educação “em” e “para” os direitos humanos. A metodologia utilizada é a de pesquisa básica, de abordagem qualitativa, por meio do método hipotético-dedutivo, com base em pesquisa bibliográfica e documental. |
Abstract: | The culture of peace is an integral and holistic approach that is based on respect for diversity, solidarity and tolerance, favoring dialogue and negotiation as an alternative to the culture of war with a view to resolving conflicts and reducing violent attitudes and actions. This article seeks to examine the challenges and strategies relevant to implementing a “culture of peace” in the school environment in order to prevent violence and violent conflicts, and prepare a safe and welcoming space. To this end, it analyzes the construction of the concept of “culture of peace” and its relevance for combating violence faced by young people and children in the Brazilian school environment. Furthermore, try to relate the “culture of peace” with the fundamental right to education, and with education “in” and “for” human rights. The methodology used is basic research, with a qualitative approach, using the hypotheticaldeductive method, based on bibliographic and documentary research. |
Palavras-chave: | Cultura de Paz violência ambiente escolar educação. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9784 |
Data do documento: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Direito - Bacharelado (CPTL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
13325.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.