Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9784
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorISABELA MARIA DE ALCÁCIO SANTIM-
dc.date.accessioned2024-11-21T14:19:58Z-
dc.date.available2024-11-21T14:19:58Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/9784-
dc.description.abstractThe culture of peace is an integral and holistic approach that is based on respect for diversity, solidarity and tolerance, favoring dialogue and negotiation as an alternative to the culture of war with a view to resolving conflicts and reducing violent attitudes and actions. This article seeks to examine the challenges and strategies relevant to implementing a “culture of peace” in the school environment in order to prevent violence and violent conflicts, and prepare a safe and welcoming space. To this end, it analyzes the construction of the concept of “culture of peace” and its relevance for combating violence faced by young people and children in the Brazilian school environment. Furthermore, try to relate the “culture of peace” with the fundamental right to education, and with education “in” and “for” human rights. The methodology used is basic research, with a qualitative approach, using the hypotheticaldeductive method, based on bibliographic and documentary research.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura de Paz-
dc.subjectviolência-
dc.subjectambiente escolar-
dc.subjecteducação.-
dc.subject.classificationCiências Sociaispt_BR
dc.titleCULTURA DE PAZ NO AMBIENTE ESCOLAR E O DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: DESAFIOS E ESTRATÉGIASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1GEZIELA IENSUE-
dc.description.resumoA cultura de paz é uma abordagem integral e holística que se baseia no respeito a diversidade, a solidariedade e a tolerância, privilegia o diálogo e a negociação como alternativa à cultura da guerra com vistas a solucionar os conflitos e diminuir as atitudes e ações violentas. O presente artigo busca examinar os desafios e as estratégias pertinentes à implementação da “Cultura de Paz” no ambiente escolar a fim de prevenir a violência e os conflitos violentos, e torná-lo um espaço seguro e acolhedor. Para tanto, analisa a construção do conceito de “cultura de paz” e a sua relevância para o combate à violência enfrentada pelos jovens e crianças no ambiente escolar brasileiro. Ademais, procura relacionar a “cultura de paz” com o direito fundamental à educação, e com a educação “em” e “para” os direitos humanos. A metodologia utilizada é a de pesquisa básica, de abordagem qualitativa, por meio do método hipotético-dedutivo, com base em pesquisa bibliográfica e documental.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Direito - Bacharelado (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
13325.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.